• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Rinichi Nonaka descobriu o talento para a música ainda na infância, quando começou a tocar violino praticamente de maneira autodidata. Chegou a ter algumas aulas, mas a falta de tempo e de recursos o impediu de frequentar um conservatório. Músico experiente e habilidoso, na década de 80 tornou-se o primeiro spalla – nome dado ao primeiro-violino, que dá apoio ao regente – na nascente Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel).

Nascido em Araçatuba, Rinichi viveu na zona rural de Marília (SP) até atingir a maioridade. Apesar de ter convivido quase que exclusivamente com a colônia japonesa nessa época, falava um português impecável e sem sotaque. Em 1954, mudou-se com a esposa e os três filhos mais velhos para Cambé, em busca de novas oportunidades. Trabalhou como caixeiro viajante e, na década de 70, já com cinco filhos, foi morar em Londrina, onde montou a Bombinière Cereja, no atual prédio da Associação Médica, ao lado do Correio Central. Em 1986, Rinichi procurou o maestro Othonio Benvenuto, que estava garimpando músicos da cidade para tentar formar uma orquestra de câmara. "Eles passaram a ensaiar juntos, em um predinho na Rua Benjamin Constant. No grupo, ele servia como um irmão mais velho, ajudava a orientar os jovens", recorda o filho Ossamu. Na Osuel, Rinichi permaneceu até a aposentadoria compulsória, em 1991, aos 70 anos. "Para tristeza dele, nenhum filho virou músico. Ele até tentou ensinar violino para nós, mas estávamos na época da beatlemania e achávamos que violino era coisa de velho, jovem queria tocar guitarra", conta Ossamu.

Nos momentos de lazer e após a aposentadoria, Rinichi gostava de ler jornais e revistas, de ouvir música clássica e de ver vídeos de grandes solistas. Há cinco anos, precisou abandonar o violino, que tocava diariamente, após um problema de saúde. Deixa esposa, cinco filhos, sete netos e três bisnetos.

No dia 1º de março, aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * * *

LONDRINA

Adilson Enrique Costa, 27 anos. Sep. ontem em Londrina.

Alaíde Malar, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.

Anderson da Rocha Ferreira, 15 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Ébano, 627 – Jardim Leonor – Londrina.

Elio Alves de Souza, 54 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Francisco Iranildo de Souza, 32 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Porecatu, saindo da capela do mesmo.

Jacira Messias de Souza Castro, 49 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Primeiro de Maio, saindo da capela do mesmo.

João Victor Cardoso Silvino, 17 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Jorge Vicente, 92 anos. Sep. ontem em Cambé.

José Ferreira, 72 anos. Sep. às 14h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Ashiro Kawasaki, 305 – Jardim Tókio – Londrina.

José Gonçalves Ferreira, 76 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela União da Vitória – Londrina.

José Tomaz Barbosa, 82 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus. Rua dos Almoxarifes – União da Vitória IV – Londrina.

Laura de Jesus Álvares, 81 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nadir Furtado Ribeiro, 41 anos. Sep. ontem em Jaguapitã.

Raquel Alves de Souza Ajarilla, 38 anos. Sep. ontem em Londrina.

Samantha Francielly Ramos Carniel, 19 anos. Sep. ontem em Londrina.

Thereza Setsuko Takahashi, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Alaor Marcondes de Camargo, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Ana Beatriz Marcelina de Souza. Sep. ontem em Santa Cruz do Monte Castelo.

Anésio Galdino, 52 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 2 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Ângela Maria Pena, 64 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Anna Brumati da Silva, 76 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ernestina Francisca de Oliveira, 68 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Felipe Santana, 2 anos. Sep. ontem em Maringá.

Irene de Lima, 78 anos. Sep. ontem em Campina Grande do Sul.

João Elias Grossi, 59 anos. Sep. ontem em Maringá.

José Pereira da Costa, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque. Saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada – Maringá.

Júlia Maria de Jesus Souza, 78 anos. Sep. ontem em Paiçandu.

Linicker Guimarães dos Santos, 19 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Marcele Duarte, 37 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Morato Duarte, 12 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Nelson Paulo de Oliveira, 64 anos. Sep. ontem em Diamante do Norte.

FOZ DO IGUAÇU

Ângelo Ruiz Cassal Torres, 79 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Arley Procópio Bello, 42 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Manaus, 11 – Vila C – Foz do Iguaçu.

José Augusto Correa Schneider, 20 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santa Rita – Paraguai, PY.

Leandro Silva do Carmo, 19 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Madalena de Oliveira Pinto, 68 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Evangélica. Rua Ari Barroso, 155 – Jardim Naipi – Foz do Iguaçu.

Sebastião Soares dos Santos, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Alvina Marques dos Santos, 62 anos, do lar, filha de Pedro Marques dos Santos e Anazilia Godoi Rodrigues. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Amélia Favoretto Matiuzzi, 86 anos, do lar. Filha de José Favoretto e Sebastiana Bessanetti. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

André Vítor Lima de Souza, 10 dias, filho de Alessandro Pereira de Souza e Izabela Cristiane Lima. Sep. ontem.

Antônia Gonçalves Lazarotto, 96 anos, do lar, filha de Augusto Gonçalves dos Santos e Augusta Mocelin de Barros. Viúva de Pedro Lazarotto. Sep. ontem.

Antônio Carlos dos Santos, 54 anos, auxiliar de produção, filho de Vitória Ribeiro dos Santos. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Antônio Carlos Pires Cordeiro, 58 anos, comerciante, filho de Antônio Pires Cordeiro e Italina Cordeiro. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Antônio Knisak, 65 anos, funcionário público federal, filho de João Knisak e Clementina Knisak. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Central de Araucária, saindo da capela do mesmo.

Arnaldo Alves de Araujo, 77 anos, funcionário público federal, filho de José Alves de Araujo e Altina Rosa de Oliveira. Sep. ontem.

Arnaldo Garcez Barros, 89 anos, dentista, filho de Arnaldo Lima Barros e Odette Garcez de Barros. Sep. ontem.

Brasílio de Oliveira, 59 anos, pedreiro, filho de Joaquim Roberto de Oliveira e Clementina Coutinho de Oliveira. Sep. ontem.

Clormes Luiz Zanin, 64 anos, administrador, filho de Delfino José Zanin e Adélia Pasqual Zanin. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Elinah Bonini Rui, 82 anos, do lar, filha de João Bonini e Victória Aravecchia Bonini. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Santana – Ponta Grossa.

Floreal Nunes Rodrigues, 75 anos, inspetor de qualidade, filho de Antônio Nunes Labrador e Josepha Rodrigues Rosas. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Gentil Ribeiro dos Santos, 79 anos, fotógrafo, filho de José Ribeiro dos Santos e Almerinde Xavier da Silva. Sep. ontem.

João Fuscarini, 87 anos, agricultor, filho de Vicente Zampieri e Albina Zampieri. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Muricy (São José dos Pinhais), saindo de São José dos Pinhais.

João Raimundo e Silva, 62 anos, comerciante, filho de Vicente Abreu E Silva e Efigênia Luiza da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais)

José Maria do Nascimento, 44 anos, autônomo, filho de Sebastião Cosmo do Nascimento e Francisca Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Júlio Agostinho do Amaral Gruber, 82 anos, metalúrgico, filho de João Gruber e Anna do Amaral Gruber. Sep. ontem.

Lídio Fernando Razzolini, 38 anos, auxiliar de produção, filho de Olair Razzolini e Magali Razzolini. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Lúcia Gbur, 82 anos, funcionária pública estadual, filha de José Brandalize e Dionizia Brandalize. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Ludmila Brylynskyi, 94 anos, do lar, filha de George Moroz e Parasceva Tkaczuk. Sep. ontem.

Luiz Carlos Moraes, 37 anos, filho de Antônio Moraes e Maria da Luz Moraes. Sep. ontem.

Maria Aparecida da Silva Costa, 70 anos, do lar, filha de Antônio Aparecido da Silva e Guilhermina de Jesus. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Xaxim.

Maria Clara Ogata do Arte, 8 dias, filha de Diego Duta do Arte e Mayla Maiko Ogata. Sep. ontem.

Maria da Glória dos Santos Rodrigues, 82 anos, do lar, filha de Benedito Gomes dos Santos e Maria da Conceição Jesus. Sep. ontem.

Maria Fernanda Pichek, 12 anos, filha de Anderson Luis Pichek e Karyne Tatiane Sereniski. Sep. ontem.

Maria Paimer, 81 anos, do lar, filha de Pedro Kupka e Valéria Visoloska. Viúva de Sestevan Paimer. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Nair Elisa, 61 anos, do lar, filha de Rosa Elisa Inácio. Sep. ontem.

Nilson Miguel Lica, 46 anos, autônomo, filho de Liberato José Lica e Sebastiana Lica. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ferraria (Campo Largo), saindo da capela do Paroquial do Orleans.

Oarsi Kubis, 72 anos, encanador, filho de José Kubis e Maria Mileke Kubis. Sep. ontem.

Paulo Jurua Salgado Bonilauri, 61 anos, empresário, filho de Renato Bonilauri e Adayl Salgado Bonilauri. Sep. às 15 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Paulo Roberto Padilha, 49 anos, autônomo, filho de João Maria Padilha e Ires Bueno Padilha. Sep. ontem.

Purcina Ferreira, 73 anos, do lar, filha de Maria da Luz Petronilha Gonçalves. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade I – Portão.

Raquel Cecília Ribeiro Lopes, 60 anos, do lar, filha de Pedro Taborda Ribeiro e Eulália Santos Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Quatro Barras, saindo da capela do mesmo.

Ruth Ribeiro, 48 anos, diarista, filha de Lindolfo Taques Ribeiro e Clemência dos Santos Ribeiro. Sep. ontem.

Sebastião Antônio de Oliveira, 66 anos, filho de Antenor Antônio de Oliveira e Carolina de Oliveira Melo. Sep. ontem.

Sebastião Manoel Ijaille, 88 anos, funcionário público estadual, filho de Paulo Manoel Ijaille e Madalena Nunes Ijaille. Sep. ontem.

Sincler César Pinheiro, 60 anos, bancário, filho de Adamastor Pinheiro e Eleoni Correia Pinheiro. Sep. às 11 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Talita Maria Pereira da Rocha, 55 anos, do lar, filha de Vitalina Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Tatiana Cruz de Souza, 33 anos, vendedora, filha de Joaquim Cruz de Souza e Maria Estela Gonçalves. Sep. ontem.

Tatiana Samoilenko Grajauskas, 83 anos, funcionária pública estadual, filha de Abrão Samoilenko e Olga Samoilenko. Viúva de Segismundo Grajauskas. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]