• Carregando...
Zoraida, no centro, recebeu o Prêmio Destaque Esportivo de Curitiba, em 2018. Foto: Arquivo pessoal
Zoraida, no centro, recebeu o Prêmio Destaque Esportivo de Curitiba, em 2018. Foto: Arquivo pessoal| Foto:

A torcida para que os estudantes vencessem no esporte e na vida era o foco do trabalho da professora Zoraida Garcia Labadie, que faleceu no dia 17 de novembro de 2019, aos 71 anos. Foram mais de 40 anos dedicados ao ensino da educação física em escolas municipais de Curitiba com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento particular de cada aluno, observando suas particularidades e dificuldades.

Nascida em Porto Alegre (RS), morou em diferentes cidades por causa do trabalho do pai, até se estabelecer em Curitiba. Apesar de ter trabalhado em outras áreas, foi na educação que encontrou a verdadeira vocação.

Segundo as pessoas mais próximas, ela tinha como grande característica a sinceridade. “A personalidade era igual, como professora e como mãe. Era sempre sincera e apontava o que estava certo ou errado, independente das consequências. Esse era o compromisso dela”, relembra o filho, Eusebio Labadie Neto, que também é professor, de matemática. No tempo livre, ela gostava de aproveitar a família e também de jogar bolão com o marido, além de sair para conversar com amigos.

Vida pro esporte

O envolvimento com o atletismo começou desde cedo, com o estudo do esporte. Outra modalidade que ela amava era o vôlei, uma paixão antiga. Gostava de analisar e de conversar sobre cada detalhe das duas modalidades, além da corrida com barreiras. Na prática, era adepta da natação.

Em 2002, ela idealizou o projeto de atletismo desenvolvido até hoje na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no bairro Cajuru.

A iniciativa é oferecer treinamento de atletismo no contra turno das aulas, para crianças e adolescentes do sexto ao nono ano. Atualmente participam de 35 a 40 estudantes, mas a iniciativa já chegou a receber 100 jovens por período de treinamento.

A equipe participa de competições municipais, estaduais, nacionais e até internacionais, como os Jogos Sul-Americanos Escolares. “A Zoraida gostava de ver a evolução dos alunos, vibrava junto com eles. O sonho dela era ter um atleta olímpico, e ela realizou isso”, conta a também professora Priscila Rizzi Franco, que desde 2012 trabalha no projeto e hoje é a responsável técnica por ele.

O atleta foi Hederson Estefani, que participou dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, na modalidade 400 metros rasos. Zoraida foi até a capital carioca assistir o pupilo. Durante vários anos, atuou como membro e técnica da equipe de atletismo que representou Curitiba nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), importante competição para o fortalecimento de diversas modalidades esportivas no estado.

Pela dedicação ao esporte e ao que ela representou na vida de centenas de crianças, Zoraida recebeu como reconhecimento uma placa da Secretaria Municipal do Esporte, Jazer e Juventude (SMELJ) em 2018.

Familiares e amigos atestam que a professora era capaz de tirar o próprio tênis e doá-lo para que um aluno tivesse como treinar. Ela viu de perto o esporte transformar a trajetória de estudantes que precisavam de um incentivo pra começar, como o que ela proporcionou a tantos deles.

Zoraida Garcia Labadie deixa marido, dois filhos e uma neta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]