• Carregando...
Professora Sarah Sartori: mais de 50 anos dedicados à educação
| Foto: Arquivo da família

Em seus quase 100 anos de vida, ficou claro em todos os aspectos da trajetória de Sarah Sartori que sua vocação era ensinar. Fosse na sala de aula, onde se dedicava a cada estudante como se fosse o único, ou em família, ao aconselhar com sabedoria os sobrinhos, seu dom era compartilhar conhecimentos. Sarah foi professora do ensino básico, de grupos escolares, docente universitária e Conselheira Estadual de Educação. Ela faleceu em agosto deste ano, aos 99 anos.

A curitibana concluiu o curso primário no Colégio Sagrado Coração em 1930, para logo depois ser transferida para a então Escola Normal do Estado do Paraná, depois chamada de Instituto de Educação do Paraná. Após receber, em 1938, o diploma de professora do ensino primário, migrou para diferentes cidades paranaenses, pois na época era obrigatório que as professoras recém-formadas lecionassem por 400 dias em escolas do interior do estado. Assim, passou por Jaguariaíva, Rio Negro, Piraquara, Araucária e finalmente foi nomeada para a capital.

Era a mais velha de cinco irmãos, apenas um deles homem. Todas as quatro irmãs se tornaram professoras, espelhando-se na primogênita. Depois, outras cinco primas também seguiram os passos de Sarah. "As irmãs viam nela um modelo, nos espelhamos nela no caminho da educação", conta Luiza Regina Sartori Grötzner, a mais nova entre as irmãs, hoje com 89 anos.

Sarah passou pelos grupos escolares Guabirotuba, Dom Pedro II e Dezenove de Dezembro. No retorno a Curitiba, além de dar aulas no ensino público, graduou-se no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), podendo, assim, lecionar em disciplinas pedagógicas nos cursos das escolas normais de 2° grau. Na PUCPR foi professora nos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Psicologia durante 22 anos. Já na UFPR passou 18 anos ensinando em Pedagogia e Estudos Sociais.

Sua principal característica em sala de aula era a luta para que todos os alunos aprendessem de maneira permanente, dando atenção especial aos que não absorviam o conteúdo tão rapidamente. Marcou gerações de alunas e alunos. Alguns deles deixavam lembranças em sua casa em datas especiais até o final da vida de Sarah.

Contribuiu de forma intensa para a educação paranaense ao integrar o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), onde exerceu mandatos como conselheira titular e como assistente administrativa da presidência do CEE, cargo que ocupou por 20 anos, em diferentes gestões. Aposentada em 1989, dedicou mais tempo à sua paixão, o mar.

Em seu apartamento de veraneio em Guaratuba, litoral do Paraná, gostava de observar o movimento da água e de relaxar em um local mais calmo que a capital. Bastante dedicada à família, recebia irmãs, genros e sobrinhos aos sábados para conversar e aos domingos para fazer churrasco. "No final de semana era família reunida sempre", conta Luiza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]