• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

As floriculturas de Mamborê, no Centro-Oeste do Paraná, ficaram vazias. Não era para menos. Todas as flores foram vendidas para homenagear o vice-prefeito da cidade entre 2011 e 2012, Willian Jefferson Baccon. Cada pétala das coroas simbolizavam um agradecimento à ele.

Nascido em Mandaguari, no Noroeste, em 21 de junho de 1964, Baccon conheceu Mamborê em 1984, quando ainda cursava Educação Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e participou de um projeto que atendia comunidades carentes da cidade. "Ele viveu a vida ajudando as pessoas muito antes de ser político", disse um dos filhos, Bruno Baccon, de 23 anos.

O professor Willian foi fundador da Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Mamborê (Aramam). "Chegava gente de madrugada em casa pedindo ajuda. Ele levantava e sempre ia ajudar. Tirava roupa do próprio corpo se alguém estivesse passando frio", contou o filho.

Baccon também foi diretor do Colégio Rui Barbosa, de Mamborê, entre 2006 e 2007. Na instituição, tinha mais do que um papel burocrático. Quando precisava, ele mesmo arregaçava as mangas. "Botava a mão na massa. Ajudou a reformar a escola e até pintou o muro", conta o filho. "Para ele a honestidade e a humildade eram tudo." Deixa a mulher, Dirce Aparecida Gaio, e os filho Bruno, Caio, Gabriel e Ana Flávia.

Dia 22 de julho, aos 49 anos, em decorrência de um acidente.

* * * * *

CURITIBA

Glycinia de Franca Borges, 92 anos, dentista, filha de Heitor Stokler Franca e Brazilia Taborda Ribas. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Alciomar Fagundes do Nascimento, 57 anos, funcionário público federal, filho de Albery José do Nascimento e Elci Fagundes do Nascimento. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Andres – em Santiago – Rio Grande do Sul, RS.

Ana Torres Vieira, 85 anos, técnico em laboratório, filha de Francisco Dias Pinto e Teresa Torres Martin. Sep. ontem.Angel Jimenez Jimenez, 82 anos, empresário, filho de Fructuoso Jimenez Rodriguez e Emilia Jimenez Prado. Sep. ontem.

Célia de Oliveira Mello Jardim, 97 anos, funcionária pública estadual, filha de José Bento de Freitas Mello e Maria Carmen de Oliveira Mello. Viúva de Emelino Jardim. Sep. ontem.

Djanira Maria dos Santos Curcio, 79 anos, do lar, filha de Aristides Ferreira da Silva e Maria dos Santos Ferreira. Sep. às 14 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Doralice Maria de Oliveira, 49 anos, do lar, filha de Antônio Crisostomo de Oliveira e Enite Aquino de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Edenir de Paula Teixeira, 78 anos, copeira, filha de Pedro José Teixeira e Godofrida de Paula Teixeira. Sep. às 15 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Elvira Martins de Lima, 73 anos, do lar, filha de José Gomes Martins e Elvira Gomes Bicalho. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus no Centro de Ouro Preto do Oeste, RO.

Francisco Renato Claudino Buher Júnior, 26 anos, comerciante, filho de Francisco Renato Claudino Buher e Dirlete de Fátima Salim Buher. Sep. às 10h30, no Paroquial de Umbará, saindo da capela São Pedro – Umbará.

Helena Petruncko, 89 anos, do lar, filha de Nicolau Tatarczuk e Bazilia Tatarczuk. Sep. ontem.

Idalina Tozim, 96 anos, do lar, filha de Valentim Coraiola e Amabile Pangracio. Sep. às 15 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I.

João Ricardo de Meira, 32 anos, filho de João Boaventura de Meira e Zélia Monteiro de Meira. Sep. ontem.

Joaquim Ribas de Castro, 54 anos, autônomo, filho de José de Castro e Amália Ribas de Castro. Sep. às 9 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

José Acir Kaplum, 76 anos, funcionário público federal, filho de Pedro Kaplum e Rosa Baggio Kaplum. Sep. ontem.

José Maria Miranda, 80 anos, filho de Luiz Gonçalves de Miranda e Geralda Judite da Costa. Sep. às 16 h, no Paroquial Colônia Orleans.

José Nelson Pedro, 66 anos, latoeiro, filho de Silvino Pedro e Elisa Aparecida Pedro. Sep. ontem.

Júlio Cezar Ignaszewski, 57 anos, técnico em eletrônica, filho de Ceslau Ignaszewaki e Jorgina Ignaszewski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Klaus Artur Tietze, 58 anos, engenheiro eletrônico, filho de Klaus Artur Tietze e Inge Erika Tietze. Sep. em horário aser designado, no Crematório.

Loni Calamucci, 85 anos, do lar, filha de José Carlos de Azambuja e Rosabela de Azambuja. Sep. ontem.

Luci Mara Santana, 53 anos, professora, filha de Luiz Leite Santana e Elzira dos Reis Santana. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Medianeira, em Guaratuba.

Luiz Afonso Winter, 79 anos, militar, filho de Afonso Jorge Winter e Doralina Pereira Winter. Sep. ontem.

Maredir Fátima Maciel de Araujo, 57 anos, agricultor, filho de Jurandir Araujo e Terezinha de Jesus Maciel Araujo. Sep. ontem.

Maria Lúcia Pires, 61 anos, agricultora, filha de Ernesto Pires e Bibiana Pires dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Mario da Silva, 87 anos, fiscal operacional, filho de Pedro da Silva e Ida da Silva. Sep. ontem.

Milton Augusto Malta, 56 anos, cobrador de ônibus, filho de Nicolau Augusto Malta e Ana Maria de Jesus. Sep. ontem.

Nabor Duarte de Carvalho, 86 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio Duarte de Carvalho e Ana Cândida de Carvalho. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Bom Jesus – São Mateus do Sul.

Nelci Teresinha Pereira Ribeiro, 50 anos, do lar, filha de Aristides Pereira e Verginia Madalena Polaro Pereira. Sep. no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do Jardim Paranaense – Alto Boqueirão.

Niki Laudy Braz, 36 anos, vigilante, filho de João do Couto Braz e Maria Salete da Silva Braz. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Igreja Católica Bom Jesus – São Braz.

Noêmia do Nascimento Maciel, 77 anos, do lar, filha de José Luiz do Nascimento e Eulália Martins do Nascimento. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Jardim Eterno, em Paranaguá.

Osminda Bichels Carneiro da Silva, 94 anos, do lar, filha de Oto Bichels e Carolina Bichels. Viúva de Renato Carneiro da Silva. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Paulina Safiano, 79 anos, do lar, filha de Nicolau Safiano e Catarina Safiano. Sep. ontem.

Paulo Mendes, 59 anos, empresário, filho de Sebastião Mendes e Antoninha Mendes. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Rubens Antônio Suchla, 60 anos, latoeiro, filho de José Halama Suchla e Jandyra Maria Nogueira Suchla. Sep. ontem.

Sérgio Andrietti, 50 anos, técnico em informática, filho de Henrique Andrietti e Nelcina Ramos dos Santos Andrietti. Sep. ontem.

Sidney da Cunha Bastos, 60 anos, mecânico, filho de Garibaldi Dacunha Bastos e Vilma Faria Bastos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Tereza de Lima Cardoso, 79 anos, do lar, filha de Manoel Pereira de Lima e Maria Alves. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Evangélica Visão Missionária – Vila Nossa Senhora da Luz.

Vilmar Cardozo, 57 anos, motorista, filho de Orides Antônio Cardozo e Braulina Cardozo. Sep. ontem.

LONDRINA

Antônia Gonçalves da Silva, 87 anos. Sep. ontem em Lobato.

Antônio Caria, 92 anos. Sep. ontem em Londrina.

Assencio Palizer Filho, 79 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da Rua Lisboa, 353 – Jardim Piza – Londrina.

Francisca Salustiano, 94 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ismael Marcelino Duarte, 57 anos. Sep. ontem em Jataizinho.

João Barbosa de Oliveira, 66 anos. Sep. ontem em São Sebastião da Amoreira.

Jorge Luiz Lazarotto, 52 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Joseane Mendes de Moraes André, 25 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Maria Ivone dos Santos, 52 anos. Sep. ontem em Santo Antônio da Platina.

Maria Julia Martins Machado. Sep. ontem em Rolândia.

Maria Luiza Barbosa, 82 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Naidio Alves Ferreira, 86 anos. Sep. ontem em Rancho Alegre.

Pedro Pete Sanches, 80 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bela Vista do Paraíso, saindo da capela do mesmo.

Vera Lúcia Volsi de Souza, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Vicente Minati, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Advaldo Francisco Marques, 54 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Augusta Branco de Oliveira, 79 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Amor Perfeito, 57 – Jardim das Flores – Foz do Iguaçu.

Luiz Gustavo Morais, 19 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Luzia Benedita de Moura Santos, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 3 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Marlene Garcia de Souza, 72 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santa Terezinha de Itaipu.

Reinaldo Curcio, 53 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santa Terezinha de Itaipu.

MARINGÁ

Aparecido Antônio da Silva, 52 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Aylton Brosa, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Benedita Maria Rosa, 89 anos. Sep. ontem em Maringá.

Dione José Lesiuk Braga, 28 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Rua Clóvis Bevilagua, 159 – zona 4 – Maringá.

Elvira Martins de Lima, 73 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Ouro Preto do Oeste, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Ouro Preto do Oeste.

João Paulo Evangelista Pereira, 22 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Ubiratã, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Margarida Francisca de Paula Oliveira, 81 anos. Sep. ontem em Iguaraçu.

Maria Alves Ribeiro, 90 anos. Sep. ás 10 h, no cemitério municipal de Nova Esperança, saindo da capela 1 da Prever. Av. São José, 491 – Centro – Nova Esperança.

Maria Cristina Bonans Castro, 66 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Nelson Francisco Grandi, 81 anos. Sep. ontem em Paranacity.

Ramiro Bufalo Valhe, 69 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Selvina Alves de Souza, 92 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Umuarama, saindo da capela 1 da Prever. Av. Governador Parigot de Souza – zona 7 – Umuarama.

Virgília Dias da Costa, 81 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Jandaia do Sul, saindo da Rua Amazonas – Centro – Jandaia do Sul.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]