• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A vovó amava fazer doces, receber os netos em casa e entrar na brincadeira. No fim da farra, mãos à obra: todo mundo ajudando a guardar tudo, bem direitinho, como ela gostava. Depois de tantos anos trabalhando como secretária de consultórios médicos em Ponta Grossa (Campos Gerais), Rose Mary se tornou uma pessoa ainda mais organizada. Ela foi secretária num tempo em que tudo era na base das fichas de papel, caneta, máquina de escrever e corretivo. Ela se prevenia deixando tudo em ordem, mesmo que tivesse de levar um pouco de trabalho para casa. Nascida em Ponta Grossa, Rose conviveu muito com o avô na infância. Ele era dono da sorveteria Royal, na vila Oficinas. Rose fez o curso normal e, por cinco anos, trabalhou como professora de ensino fundamental. Apesar de gostar de lecionar, as dificuldades da profissão acabaram fazendo com que preferisse trabalhar como secretária. O novo ofício acabou se revelando uma vocação. Sempre bem recomendada, trabalhou nos consultórios dos médicos Fernando Puppi, Cyro Garcia e Carlos Doretto Campanari, bem como no antigo Hospital São Lucas (atual Hospital Municipal Amadeu Puppi) e na extinta Clínica Santa Paula. "Nos últimos tempos, a mãe ficou debilitada depois de quebrar o braço. O pai passou a fazer tudo para ela. A mãe mandava e ele ouvia e obedecia, sem reclamar. Foi mais uma prova de amor, sem dúvida", conta o filho Ayrton Júnior. Rose usava o tempo livre para tricotar e costurar peças de enxoval para bebês de famílias carentes. "Costurar era o hobby dela, mas nunca à toa", afirma Ayrton. Deixa o viúvo, três filhos, quatro netos, um bisneto e uma irmã.

Dia 24 de maio, aos 72 anos, de infarto, em Ponta Grossa.

* * * * *

LONDRINA

Adélia Elza Girotti de Souza, 73 anos. Sep. às 9h15, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Adevanete Maria Monarin Biondo, 43 anos. Sep. ontem em Londrina.

Choji Kuwano, 95 anos. Sep. ontem em Guaraci.

Denis Henrique dos Santos, 18 anos. Sep. ontem em Londrina.

Elza de Souza Leal, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ercílio Pagliarini, 66 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela Bandeirantes – Londrina.

Geovani Aparecido Vieira, 19 anos. Sep. ontem em Ribeirão do Pinhal.

Helena Nogueira dos Reis, 78 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Ilicilho dos Santos, 71 anos. Sep. ontem em Ibaiti.

João Maria dos Santos, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Jose Gonçalo Cunha, 83 anos. Sep. ontem em Chavantes, SP.

Kazuo Goto, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Jose de Oliveira Galvão, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Serafim Cordeiro, 73 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus. Av. Eurico Gaspar Dutra, 950 – Cafezal I – Londrina.

Raimunda Maria de Oliveira, 74 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Severino Andino, 71 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

Shigenobu Hayashi, 90 anos. Sep. ontem em Londrina.

Valdemar Triper, 68 anos. Sep. ontem em Cambé.

Vicente Fontes Neto, 54 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

MARINGÁ

Ana Gonçalves dos Santos, 73 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Peabiru, saindo da Av, Principal – Centro – Peabiru.

Ângela Maria de Melo, 80 anos. Sep. ontem em Maringá.

Ângela Maria Mendes da Silva, 51 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Anna Borrasca Baeza, 87 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Celso Novacki, 47 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela 1 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 b- Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Dilecto Luiz Basso, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

Geraldo Soares da Silva, 58 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Joaquim Garcia Batista, 81 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Ourizona, saindo da capela 2 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada – Maringá.

Jovino Vilarino Alves, 74 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Júlio César Rubio, 27 anos. Sep. ontem em Maringá.

Kiyoshi Nagata, 88 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Assis, saindo da Av. Chitãozinho Xororó – Centro – Assis.

Maria Neves de Araújo, 77 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Nélson Elpidio Calsavara, 74 anos. Sep. ontem em Cambira.

Olinda Mazzaro Pinheiro, 95 anos. Sep. ontem em Serra dos Dourados.

Pedro Augusto Ferreira Neto, 19 anos. Sep. ontem em Maringá.

Sílvio Roberto Bressan da Silva, 45 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Suelly Consentino, 59 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Tereza Nunes da Silva, 57 anos. SAep. Ontem em Paiçandu.

Thais da Silva Rezende, 16 anos. Sep. ontem em Maringá.

Valdemar Triper, 68 anos. Sep. ontem em Cambé.

Wilson Ribeiro, 70 anos. Sep. ontem em Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Agatha Regina Alcantara Teixeira. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Anildo Pacheco Precopio, 53 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em São Miguel do Iguaçu.

Izete Cardoso, 72 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Nicolas Gabriel Garcia dos Anjos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Olinda Cazavechia dos Santos, 77 anos. Sep. ontem em Bleba II – Maracajú – Paraguai, PY.

Paulo Eduardo Benevides, 45 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Pedro Borjas Britos, 47 anos. Sep. ontem em Ciudad del Este– Paraguai, PY.

CURITIBA

Adelaide Davi do O, 84 anos, do lar, filha de José Davi e Maria Pena. Sep. às 10h30, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Adelson Borges de Souza, 35 anos, pedreiro, filho de José Pereira de Souza e Alzira Borges de Souza. Sep. ontem.

Alcides de Aquino, 52 anos, autônomo, filho de Joaquim de Aquino do Nascimento e Aparecida Guimarães do Nascimento. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Nova Cantu.

Alef Alves Cardoso, 17 anos, auxiliar, filho de Adenir Alves Cardoso e Maria Aparecida Cardoso. Sep. ontem.

Alípio Neves Machado, 56 anos, estofador, filho de Romeu de Souza Machado e Maria do Carmo Neves Machado. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Andressa dos Santos, 23 anos, diarista, filha de Claudete de Fátima Aparecida Santos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela da Igreja Quadrangular do Jardim Bonfim – Almirante Tamandaré.

Audielice Felipe Soares de Souza, 20 anos, servente, filha de Aparecido de Souza e Deuraci Soares. Sep. ontem.

Aurora Martins Ereda, 86 anos, do lar, filha de Marcilia Martins. Sep. ontem.

Campolim Pereira da Silva, 75 anos, autônomo, filho de Artur Pereira da Silva e Maria Joana Leirias dos Santos. Sep. ontem.

Catarina de Fátima Dias Goulart, 57 anos, manicure, filha de Vicente Dias e Antônia Cândida Dias. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Célia Aparecida dos Santos, 38 anos, auxiliar administrativo, filha de José Aparecido dos Santos e Francisca dos Reis Santos. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja Avivamento Bíblico. Av. das Industrias, 705 – CIC.

Célio Santo Mildemberger, 26 anos, lavrador, filho de Santo Léo Mildemberger e Terezinha de Jesus Mildemberger. Sep. ontem.

Clidenor Silva, 93 anos, funcionário público federal, filho de Raymundo Graciano e Silva e Deolinda Rosa Ramos da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Edgard de Carvalho, 76 anos, torneiro mecânico, filho de Salvador Carvalho e Rosa Carvalho. Sep. ontem.

Edna Schwenck Dutra, 58 anos, do lar, filha de Manoel José Schwenck e Augusta Rosa de Freitas. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Bom Jesus dos Santos (Piraquara).

Edson Arlindo Sinval Filho, 49 anos, mecânico, filho de Edson Arlindo Sinval e Maria Aparecida Sinval. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica Quadrangular – Abranches.

Eloy Luiz Andarsson, 83 anos, borracheiro, filho de Victorino Andersson e Amélia Andersson. Sep. ontem.

Elvira Teilor, 79 anos, funcionária público estadual, filha de Maria Luiza Teilor. Sep. ontem.

Escolástica Dias, 86 anos, do lar, filha de Eleutério Boza e Leonor Bertassoni Boza. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Georgina de Lima Pereira, 86 anos, do lar, filha de Joaquim José de Lima eFrancelina Ribeiro. Sep. ontem.

Helena Nunes Cipriani, 48 anos, técnica de qualidade, filha de Olinto Nunes e Raimunda Vieira Nunes. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela de Santa Felicidade.

Helena Ryzy da Silva, 65 anos, cabeleireira, filha de Salvador Antunes da Silva e Josefa Ryzy da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Iara de Fátima Carneiro, 55 anos, do lar, filha de Pedro Carneiro de Christo e Maria Conceição Carneiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Associação de Moradores – Alto Boqueirão.

Indianara Maria Guidolin, 47 anos, funcionária público municipal, filha de Antônio Guidolin e Maria Dulce Guidolin. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Ivete da Aparecida da Conceição, 41 anos, do lar, filha de Tereza da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Jacob Beltrão da Silva, 94 anos, lavrador, filho de Casimiro Beltrão e Juvenita Lima. Viúvo de Francisca Lopes da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela da Igreja Católica Anjo da Guarda – Cachoeira – Almirante Tamandaré.

Jamil Adão Ferreira Maier, 68 anos, funcionário público municipal, filho de Jorge Ferreira Maier e Maria Luiza dos Anjos Maier. Sep. às 18 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Monalisa.

Joanna Richter França, 95 anos, professora, filha de Guilherme Max Richter e Ida Joanna Richter.Sep. ontem.

João Batista Amorim, 68 anos, filho de Emílio Amorim e Maria Alves. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Paranaguá.

João Batista de Oliveira, 66 anos, mestre de obras, filho de José Silvério de Oliveira e Maria Domingues de Oliveira. Sep. ontem.

João Francisco Mildemberger, 21 anos, pedreiro, filho de Santo Léo Mildemberger e Terezinha de Jesus Mildemberger. Sep. ontem.

João Paulo Cipriani, 51 anos, laboratorista, filho de Alexandre Cipriani e Maria Cipriani. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela de Santa Felicidade.

João Rezende Cardoso, 72 anos, militar, filho de Adolfo Cardoso e Maria Rezende. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Joaquim Francisco da Silva, 70 anos, pedreiro, filho de Antônio Francisco da Silva e Idalina Honória de Jesus. Sep. ontem.

José Maurício Reinaldo, 56 anos, autônomo, filho de Francisco Reinaldo de Souza e Maria Cordeiro de Albuquerque. Sep. ontem.

Judite Sabbagh Sberze, 88 anos, do lar, filha de Nagib Elias Sabbagh e Adélia Gebran Sabbagh. Viúva de Casemiro Sberze. Sep. ontem.

Julieta Lúcia Nadolny, 77 anos, filha de João Casemiro Nadolny e Amália Chila Nadolny. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Kelly Cristine Naij, 28 anos, técnica em informática, filha de Paulo Baij e Glaciette Baia Baij. Sep. ontem.

Kimi Hiruma, 87 anos, do lar, filha de Kamezo Sato e Mitsuko Sato. Viúva de Motohiko Hiruma. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Lauro Kupka, 87 anos, mecânico, filho de Francisco Kupka e Ana Oliveira Leal. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Luciana Gueber Silveira, 39 anos, auxiliar administrativo, filha de Adolfo Ferreira Silveira e Iracema Gueber Silveira. Sep. ontem.

Luiz de Aguiar, 62 anos, metalúrgico, filho de Silvestre Francisco de Aguiar e Durvalina Caetano de Aguiar. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Templo Batista – Umbará.

Luiza Molotto Riquelme, 78 anos, do lar, filha de Amadeu Molotto e Estephana Molotto. Viúva de Flores Riquelme. Sep. ontem.

Márcia Regina Müller Domingues, 50 anos, empresária, filha de Oswaldo Stoeterau e Nancy Tortato Stoeterau. Viúva de Jorge Müller Domingues. Sep. ontem.

Maria do Carmo Ribeiro Filho, 67 anos, do lar, filha de Sebastião Emídio da Silva e Maria José da Conceição. Sep. às 12 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Boqueirão em Araucária.

Maria Iolanda Waltrick Menezes, 74 anos, do lar, filha de João Climaco Waltrick e Patrocinia Branco de Andrade. Viúva de Mozart Menezes. Sep. às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Maria Vitória de Oliveira Jorge, 7 meses, filha de Rogério Lúcio Jorge e Cristiane Almeida de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Associação de Bairro Uberaba. Rua Zacarias Gomes de Souza, 880.

Mariza Terezinha de Oliveira, 70 anos, comerciante, filha de João de Oliveira e Leozinda de Oliveira. Sep. às 10h30, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

Mauro Cassiano de Godoy, 51 anos, mestre, filho de Francisco Amadeu de Godoy e Shizuko Watanabe de Godoy. Sep. às 11 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

Nicolas Gabriel Garcia dos Anjos, 29 dias, filho de Orlando Vieira dos Santos e Luciane Kilian Garcia. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa Senhora de Guardalupe.

Reinaldo de Almeida, 84 anos, autônomo, filho de Jerônimo Antônio de Almeida e Durvalina Fogaça de Almeida. Sep. ontem.

Ricardo Yoshio Ogawa, 27 anos, vendedor, filho de Nélson Takashi Ogawa e Vera Ogawa. Sep. ontem.

Rudi Mauri Feix, 66 anos, motorista, filho de Rudi Feix e Zélia da Piedade Probts Feix. Sep. às 12 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Porto União, SC.

Selmo Gonçalves de Abreu, 43 anos, jardineiro, filho de Geraldo Gonçalves de Abreu e Dorvalina Santos de Abreu. Sep. ontem.

Sérgio Monteiro da Silva, 36 anos, filho de José Rodrigues da Silva e Expedita Maria Monteiro. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela no Bairro Novo B – Sítio Cercado.

Valmir Boguchevski, 50 anos, mecânico, filho de Boris Boguchevski e Elidia Duda Boguchevski. Sep. às 15 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Paz.

Waldemiro Sitiniki, 69 anos, funcionário público estadual, filho de João Sitiniki e Rosa Sitinik. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]