• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Dona Zely Bértoli Braga era um daqueles casos em que a idade parece nunca chegar. Aos 91 anos, tinha fôlego e espírito de menina. Sua vitalidade impressionava e era caso a ser estudado, literalmente. Na clínica geriátrica que frequentava, os estudantes sempre pesquisavam seus hábitos em busca de uma explicação para tanta força. O bom humor e a vaidade também só aumentavam conforme os anos passavam. Se elogiassem sua boa aparência, ela logo emendava: “velha que não se ajeita, por si só se rejeita”. Em seu aniversário de 90 anos fez questão de passar toda a festa em pé e sobre um salto.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail

obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

O dia de sua aposentadoria foi, como ela mesma sempre dizia, o seu primeiro dia de trabalho. Professora desde os seus 17 anos, após deixar as salas de aula, em 1973, passou a desempenhar outra importante missão. Conheceu o asilo e o orfanato da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, em um período em que a instituição enfrentava grandes dificuldades. Ela se solidarizou e se envolveu tanto para levantar recursos para os moradores que nunca mais abandonou os trabalhos sociais. Entrou na Associação de Caridade Santa Rita de Cássia, em Curitiba, para facilitar a intermediação entre as doações e o asilo. Em três meses de dedicação total à caridade, foi eleita a presidente do grupo.

Seu trabalho com a comunidade se estendia também para a igreja que frequentava. Na Paróquia Bom Jesus do Cabral tornou-se ministra da Eucaristia. Sempre trabalhou acompanhada de seu marido, Eduardo, que faleceu em 2004. Mesmo viúva, continuou ministrando as palestras que tinha desenvolvido com seu companheiro. Juntos, comandaram cursos para jovens e casais por mais de 20 anos. Como ministra da Eucaristia, sua missão era levar o Corpo de Cristo para aqueles que não podiam sair de suas casas.

Zely era o que pode se chamar de atemporal. Tinha amigos de todas as idades. Por sua boa conversa, sempre simpática e atualizada, conquistava amizades por todos os lugares em que passava. Mantinha algumas anotações sobre sua história. Sobre os muitos amigos e sua idade escreveu o seguinte trecho: “nunca me senti só e nem idosa. As limitações da idade procurei tirar de letra. Quando minhas amizades antigas teimam em partir antes de mim, faço outras. Terei sempre na memória as que partiram e me deixaram a mais bela, grata e suave recordação.”

Fez questão de dirigir até quando pode. Aos 87 anos ainda estava no comando do volante. Parou de dirigir somente quando foi obrigada. Para proteger a mãe dos perigos do trânsito, os três filhos esconderam a última renovação de habilitação de Zely, que chegou por correspondência.

O bom humor era demonstrado até nas situações de estresse. Certa vez enquanto dirigia, foi surpreendida por um jovem que gritou para ela parar de dirigir e fazer tricô. A resposta dela foi rápida: disse que estava indo comprar lã – o que era verdade.

Entre todos era conhecida por ser “boa de garfo”. Comia sempre de tudo. “Os amigos que eram chefs de cozinha lembram-se dela com carinho. Dizem que perderam sua maior fã”, conta a filha Denise. Para acompanhar a boa mesa, não abria mão do vinho. Um copo por dia era sua dose perfeita. Amigos e familiares a presenteavam também com licores, os quais eram bebidos todos os dias – sempre em pequenas quantidades. Brincava que esse era o segredo de sua longevidade.

Já com mais de 80 anos aprendeu a usar o computador. A família foi a principal incentivadora de dona Zely. Ganhou um notebook da filha Denise e usava a internet para conversar com a neta “Ju”, como ela gostava de chamar a menina, que estava morando no Canadá. Era também uma leitora de mão cheia e devorava longos livros com facilidade.

Zely costumava dizer que viveria até o momento que Deus ainda lhe reservasse uma missão. Aos 91 anos, terminou de cumpriu a sua. Sofreu um mal súbito, o que abreviou a sua longa história. Ela não se sentiu bem, em 9 de junho, e pediu que o filho João chamasse uma ambulância. Enquanto o filho ligava, Zely sentou em sua cadeira de balanço e repousou “em paz” para sempre. Deixa três filhos: Heloíse, Denise e João, três netas, quatro bisnetos, o irmão Alexandre e muitos amigos.

Dia 9 de junho, aos 91 anos, devido a um mal súbito, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 22/06/2015

Alex Fernandes , 25 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Ivone Fernandes. Sepultamento hoje, na Colônia Faria, em Colombo, saindo da Capela Jardim Adriana.

Ana Maria Ganem, 61 anos. Profissão: professora. Filiação: Agnelo Alves Moreira e Antônia Camacho Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela 01.

Antônia da Silva Stark, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vergilio Guedes da Silva e Dorvalina Lino da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo da Capela.

Antônio Emanoel Gusso, 47 anos. Profissão: costureiro. Filiação: Manoel Antônio Marques e Vera Lúcia do Rocio Gusso. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela 02.

Antônio Luiz Valt, 76 anos. Filiação: Ernesto Valt e Josefina Valt. Sepultamento ontem.

Antônio Ribeiro Cordeiro, 62 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Laurindo de Paula Cordeiro e Marcilia Ribeiro Cordeiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Santa Felicidade.

Antônio Rodrigues de Souza, 38 anos. Profissão: servente. Filiação: Assis Padilha de Souza e Maria Aparecida Ferreira Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, na Cidade Industral de Curitiba.

Antônio Walderico Costa Lima, 76 anos. Profissão: empresário. Filiação: Walderico Costa Lima e Antônia Branco Lima. Sepultamento ontem.

Arcidio Martins de Souza, 67 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Joaquim Martins de Souza e Antônia Maria de Freitas. Sepultamento ontem.

Armida de Arruda Gonçalves, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: João José de Arruda Júnior e Maria Virmond de Arruda. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Cerilo Primao, 91 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Marcos Primao e Izabel Primao. Sepultamento ontem.

Dalila Tippa, 83 anos. Filiação: Júlio Tippa e Amélia Tippa. Sepultamento ontem.

Danielli Gomes Correia, 30 anos. Profissão: professora. Filiação: Marcílio Gomes Correia e Nislanda de Melo Correia. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária.

Danilo Baggio, 82 anos. Profissão: pintor. Filiação: Pedro Baggio e Emma Baggio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Demétrio Garzuze, 75 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Elias Garzuze e Vitória Azevedo Garzuze. Sepultamento ontem.

Dionathas Lopes dos Santos, 21 anos. Profissão: servente. Filiação: Dimas Ferreira dos Santos e Leonarda Lopes dos Santos. Sepultamento ontem.

Elias Vidal, 50 anos. Filiação: Miguel Vidal e Catarina Luiz Vidal. Sepultamento ontem.

Elídio de Marco Leal da Silva, 81 anos. Profissão: advogado. Filiação: José Viegas Leal da Silva e Elidia Lopes de Marco e Silva. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Rubi.

Eloize Eduarda dos Santos Vonsoski, 4 meses. Filiação: Wellington de Souza Vonsoski e Viviane dos Santos. Sepultamento ontem.

Elvira Ferraz de Oliveira, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Maboni e Maria Joanna Maboni. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Elza Scheidt, 86 anos. Profissão: guia turístico. Filiação: Henrique Scheidt Sobrinho e Anna Catharina Scheidt. Sepultamento ontem.

Everson Oliveira da Silva, 27 anos. Profissão: corretor. Filiação: Davi de Oliveira da Silva e Lucilene Cordeiro da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela 03.

Fábio Jaques dos Santos, 31 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José dos Santos e Alice Jaques dos Santos. Sepultamento ontem.

Fábio de Santa Clara Ramos, 27 anos. Profissão: servente. Filiação: Hélio Alves de Ramos e Dilma de Santa Clara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Geci Clara de Souza, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valdo Kalinke e Maria Madalena Francisca Kalinke. Sepultamento ontem.

Irene Coelho de Souza Lobo, 58 anos. Filiação: Sebastião Jaci de Souza e Maria Conceição Coelho de Souza. Sepultamento ontem.

Ivo da Silva Pinto, 59 anos. Profissão: bancário. Filiação: Aguirre da Silva Pinto e Maria Aparecida da Silva Pinto. Sepultamento ontem.

Jair da Cunha, 77 anos. Filiação: Medardo da Cunha e Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

João Godói, 51 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Joaquim Ribeiro de Godói e Luíza Maria de Jesul. Sepultamento ontem.

Joaquim Maria do Espírito Santo, 90 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Ermilina Maria do Espírito Santo. Sepultamento ontem.

José Antônio Machado, 54 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Domingos Fernandes Machado e Maria Contador Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela 02.

José Carlos Soares, 56 anos. Profissão: mecânico industrial. Filiação: José Domingos Soares e Anezia Gonçalves Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Expedito, saindo da Capela Municipal de Campo Largo.

José Ferreira de Almeida, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Juvenal Ferreira de Almeida e Bertolina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

José Mucharski Taborda, 22 anos. Profissão: aprendiz. Filiação: José Carlos Taborda e Ivete Mucharski de Souza. Sepultamento ontem.

José Ramos de Castro, 75 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Marcilino Virginio de Castro e Geralda Augusta de Nazareth. Sepultamento ontem.

Jucelino de Barros, 59 anos. Profissão: motorista. Filiação: Alfredo de Barros e Aracy Bueno de Barros. Sepultamento ontem.

Lídia Saldanha Leonardo, 78 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Júlio Gonçalves Saldanha e Felícia Maleski Saldanha. Sepultamento ontem.

Lucas Delfino, 2 meses. Filiação: Maurício Delfino e Juliana Ribas dos Santos. Sepultamento ontem.

Lúcia Budel Aiduk, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Budel e Roza Slompo Budel. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade.

Luciano André Dolvitsch, 31 anos. Profissão: estudante. Filiação: Renato Itamar Dolvitsch e Marli Dolvitsch. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária.

Maicon Bourscheit Gruel, 20 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Edesom Gruel e Vera Lúcia Bourscheit. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Cristo Jesus, em Agaraú.

Maria Anália Mesquita e Silva, 64 anos. Profissão: professora. Filiação: Luiz Alberico Mesquita e Maria Aparecida Mesquita. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Maria Aparecida Dias da Silva, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Moreira da Silva e Maria Luíza da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo de Santa Felicidade.

Maria Castorina Vieira, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Velozo da Cruz e Sebastiana Domingues Ferreira. Sepultamento ontem.

Maria Clara Rodrigues Wisnievski, 19 dias. Filiação: José Felipe Bonrruque Wisnieski e Tayanne Rodrigues de Lima. Sepultamento ontem.

Marli Colaco Fernandes, 56 anos. Profissão: baby sitter. Filiação: Laudevino Colaco Fernandes e Tereza da Cruz Fernandes. Sepultamento ontem.

Maycon Simião Barbosa, 29 anos. Profissão: servente. Filiação: Aparecido Barbosa e Eliane Maria de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Fazendinha.

Nelson Schmoekel, 75 anos. Profissão: operador. Filiação: Afonso Schmoekel e Rosa da Silva Schmoekel. Sepultamento ontem.

Newton Todeschini Cavet, 80 anos. Profissão: advogado. Filiação: Yrlan Cavet e Lyria Cavet. Sepultamento ontem.

Osvaldo da Luz Ferreira Bueno, 74 anos. Profissão: projetista. Filiação: Pompilio Ferreira Bueno e Alvina Soares da Silva. Sepultamento ontem.

Pedro Coqueiro Neto, 72 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Raimundo Coqueiro Lima e Silvina Coqueiro Coelho. Sepultamento hoje, na Igreja Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Reinaldo Millnitz, 64 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Reinoldo Millnitz e Rosa Valéria Ribeiro Millnitz. Sepultamento ontem.

Rosilda Wandembruck Alves, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eugênio Wandembruck e Carmen da Silva Wandembruck. Sepultamento ontem.

Sebastião Cavalini, 79 anos. Filiação: Vicente Cavalini e Ana Jeronima Cavalini. Sepultamento ontem.

Sofia Vitória da Silva Suntaque, 6 dias. Filiação: Paulo César Suntaque e Ana Alice Alves da Silva. Sepultamento ontem.

Tereza Silva Castelar, 102 anos. Filiação: Simão da Silva e Custodia Rodrigues da Silva. Sepultamento ontem.

Wellington Rauch de Alcântara, 22 anos. Profissão: servente. Filiação: Edmundo de Alcântara e Susimara Rauch. Sepultamento ontem.

Wilson Rodrigues da Silva, 81 anos. Filiação: José Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues da Silva. Sepultamento ontem.

Xisto de Andrade, 91 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Pedro de Andrade e Ana de Paula Andrade. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]