• Carregando...
 | Arquivo Creative Commons/Arquivo Creative Commons
| Foto: Arquivo Creative Commons/Arquivo Creative Commons

A Farmácia Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi alvo de um boatos espalhado em grupos de WhatsApp e Facebook. As mensagens alertavam para um possível fechamento da unidade por causa da falta de demanda comercial. A fake news pedia a divulgação dos serviços da farmácia para que ela continuasse a existir, já que presta serviços importantes à comunidade, como manipulação de medicamentos, a orientação farmacológica e prática de preços abaixo do mercado para compra de remédios. A postagem dava, inclusive, uma lista dos remédios oferecidos para compra. No entanto, apesar da velocidade com que a informação circulou pelas redes, a universidade explica que ela não é verdadeira.

Veja mais: Angeloni inaugura loja com descontos de até 50%

A Superintendência de Comunicação Social da UFPR publicou nota nesta quarta-feira (16) desmentindo o boato e esclarecendo que a farmácia escola da universidade tem fins acadêmicos, ou seja, é um local de estágio para alunos do curso de Farmácia e não fechará por falta de demanda. Isso significa que o objetivo não é o lucro, mas servir de experiência para os estudantes.

A UFPR também explicou que a unidade trabalha com manipulação de alguns medicamentos e fórmulas mediante apresentação de prescrição médica e, embora preste serviços à comunidade, tem capacidade limitada de atendimento nessa área por não se tratar de um estabelecimento comercial.

A professora mestre Camila Klocker Costa, coordenadora da Farmácia Escola, afirma que a circulação da notícia divulgando a farmácia pode ter tido uma boa intenção, já que os serviços nela listados são prestados no local, mas a informação de que a farmácia deixaria de existir não condiz com a realidade. “O que estava incorreto é que a farmácia fecharia se não tivesse demanda”, diz a coordenadora, explicando que a foto com a lista de medicamentos é verdadeira, mas o uso é interno. “Não divulgamos essa lista. Ela serve para nosso controle interno. Alguém tirou a foto e postou sem nosso conhecimento”.

A Farmácia Escola da UFPR fica no Campus Reitoria (Rua Dr. Faivre, 395) e presta serviços farmacêuticos à comunidade em geral, incluindo a verificação de pressão arterial, orientação farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, além de promover ações de educação em saúde. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O contato pode ser feito pelo e-mail fesc@ufpr.br ou pelo telefone (41) 3360-5032.

Leia na íntegra a nota da UFPR

“Em virtude de informações que estão sendo veiculadas em redes sociais e grupos de whatsapp a respeito da Farmácia Escola da Universidade Federal do Paraná, esclarecemos que a unidade possui fins acadêmicos, sendo um local de estágio para alunos do Curso de Farmácia. As atividades ali realizadas são parte do processo de formação dos estudantes e, assim, não fechará por falta de demanda.

Esclarecemos ainda que a unidade trabalha com manipulação de alguns medicamentos e fórmulas mediante apresentação de prescrição médica e, por não se tratar de um estabelecimento comercial, tem capacidade limitada de atendimento nessa área.

Localizada no Campus Reitoria da UFPR, a Farmácia Escola presta serviços farmacêuticos à comunidade em geral, incluindo a verificação de pressão arterial, orientação farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, além de promover ações de educação em saúde”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]