• Carregando...
feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12), será chuvoso em Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12), será chuvoso em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12), será de chuva em Curitiba.É que uma nova frente fria atinge o estado e mantém o tempo instável na cidade. A previsão do Simepar é de que o tempo siga fechado até o domingo (15) , com chuva principalmente na metade sul do Paraná.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

O período prolongado de chuvas tem explicação: além da frente fria que chega ao estado nesta quinta-feira, um sistema de baixa pressão, que concentra umidade, se intensifica sobre o Paraguai, o que traz o ar mais carregado de água da área amazônica para o sul do continente. Assim, as diversas camadas da atmosfera têm umidade elevada, provocando a nebulosidade intensa e favorecendo a precipitação.

A quarta-feira ainda mantém as temperaturas mais elevadas durante o dia, com mínima de 16ºC, e máxima de 27ºC.

Mas a chegada da noite traz junto a chuva, e as temperaturas começam a cair. Na quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a mínima deve ficar na casa dos 18ºC. A partir de sábado (14), a previsão é de um friozinho maior pela manhã, quando os termômetros podem ficar abaixo 15ºC, mas uma sensação maior de calor no período da tarde. A máxima para o final da semana pode bater a marca dos 31ºC no domingo.

Litoral

A faixa litorânea do Paraná, destino de muitos que terão o feriado prolongado desde a quinta-feira, segue o clima da capital. A combinação entre a frente fria e o sistema de baixa pressão afeta em maior medida a área fronteiriça do estado com Santa Catarina, fazendo com que as cidades mais ao sul do litoral tenham maior instabilidade. Mas a faixa como um todo terá tempo fechado.

A previsão do Simepar é de que a nebulosidade constante na quinta – com mínima de 20ºC e máxima de 25ºC –, tempo mais aberto na sexta-feira, quando o sol aparece e eleva os termômetros até a marca de 28ºC. A partir de sábado, porém, a chuva chega de maneira mais intensa e as temperaturas caem, com mínima de 17ºC e máxima de 21ºC.

Há chance de trovoadas no sábado e domingo, mas os ventos não devem atingir velocidades significativas. A previsão é de rajadas de até 20km/h. Mas a precipitação pode alcançar marcas expressivas, passando dos 15 milímetros por dia. O volume considerado normal por especialistas é entre 6 e 8 milímetros.

Interior

A faixa mais ao sul do estado começa a sofrer com as chuvas já na quarta-feira, resultado da influência do sistema de baixa pressão que está nessa faixa do continente. Dessa forma, as regiões Sudoeste e Sul terão temperaturas mais baixas e chance de temporais. A mínima prevista para Francisco Beltrão é de 13ºC, com máxima de 21ºC. A chuva dá uma trégua na quinta-feira, mas volta com força na sexta e no final de semana, quando novamente temporais podem atingir as duas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de temporais, com previsão de queda de até 100 milímetros de chuva por hora, além da chance de ventos na casa dos 60 km/h.

As regiões central e Norte do Paraná – que não sofrem tanta influência dos sistemas meteorológicos que incidem sobre o estado nos próximos dias – têm previsão de clima aberto, sol brilhando e temperaturas em elevação até o sábado.

A quarta-feira reserva alguma nebulosidade para a região, mas mesmo assim os termômetros sobem e batem a marca dos 32ºC em Londrina. Na sexta-feira, o sol predominante esquenta ainda mais o Norte e o Oeste do Paraná, fazendo os termômetros marcarem 34ºC na cidade.

O sábado já começa nublado nessas áreas, e a chuva chega de maneira isolada, mas acompanhada de trovoadas e ventos que podem chegar à casa dos 50 km/h, segundo o Simepar. A máxima, no entanto, não diminui, marcando 31ºC no sábado e 32ºC no domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]