• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os motoristas de Curitiba devem sentir um alívio no trânsito nos próximos 15 dias. Isso porque o período de das férias escolares de julho começa nesta segunda-feira (16) nas escolas estaduais e municipais. Conforme a previsão da Superintendência de Trânsito (Setran), o número de veículos que circulam nas ruas da capital chega a ser de 30% a 40% menor nesse período, principalmente em horários do início da manhã e final da tarde.

Segundo a Setran, o percentual informado é uma média histórica feita a partir da percepção trânsito pela pasta, com base na observação de câmeras a partir do Centro de Comando Operacional (CCO) e dos radares em pontos estratégicos. Mesmo com o tráfego menos intenso nesse período, não haverá alterações significativas no emprego do efetivo dos agentes.

Leia também: Diagrama de corrente chinesa dá nova forma a canteiro no Centro Cívico

Os passageiros do transporte coletivo também devem sentir os efeitos das férias escolares de forma positiva. A Urbs informou que não pretende reduzir a frota de ônibus e nem há previsão para mudança no planejamento do transporte público nos próximos 15 dias. Com os ônibus circulando normalmente, eles deverão estar mais vazios durante as férias.

Para se ter uma ideia do que as férias escolares representam na movimentação do transporte em Curitiba, a Rede Estadual de Ensino conta com 165 escolas na capital, com cerca de 149 mil alunos matriculados, sem contar os professores que também saem em recesso. Já a Rede Municipal possui 140 mil estudantes e aproximadamente 17 mil profissionais de educação. Também nesta época do ano, as universidades e escolas particulares entram em recesso. Com esse número de pessoas deixando de circular em horários específicos, é perceptível a diminuição do tráfego nas regiões próximas de escolas, principalmente de carros.

Veja também: Catedral de Curitiba instala grades para receber imagem da padroeira

É o que conta o engenheiro de telecomunicações Daniel Stertz, 34 anos, que mora a uma quadra de uma escola de educação infantil, no bairro Bigorrilho, na região da Rua Martim Afonso. “Transito e moro próximo a várias escolas. Nas férias, há grande melhora no trânsito. Além de menos motoristas circulando, o percurso médio que faço de carro pela manhã, quando saio de casa, também diminui. Levo menos tempo para chegar no trabalho. Além disso, o pessoal da ‘fila dupla’ desaparece. Pena que dura pouco”, analisa.

Retorno das aulas

Segundo publicou a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, o primeiro semestre nas escolas estaduais termina oficialmente nesta sexta-feira e o retorno das aulas está previsto para acontecer no dia 30 de julho – uma segunda-feira. Para os professores, entretanto, o recesso será de 16 a 25 de julho. Nos dias 26 e 27, ocorrerá a segunda parte da Semana Pedagógica para professores e funcionários.

O calendário escolar pode sofrer alterações em algumas unidades, devido a feriados municipais e situações pontuais. Essas modificações devem ser homologadas pelos Núcleos Regionais de Educação e Secretaria da Educação. Os pais ou responsáveis pelos estudantes serão informados pelas próprias escolas.

Já as escolas municipais, de acordo com a prefeitura, têm um calendário de férias que começa na próxima segunda-feira (16) e vai até o dia 2 de agosto – uma quinta-feira. Para os profissionais da Educação, a retomada das atividades será um pouco antes. Nos dias 31 de julho e 1.° de agosto, os professores, pedagogos, diretores, auxiliares de serviços escolares e agentes administrativos participarão da Expo Educação 2018, no espaço Expo Renault Barigui, promovida pela Secretaria Municipal da Educação. O evento faz parte da Semana de Estudos Pedagógicos da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]