• Carregando...
 | DANIEL CASTELLANO/Gazeta do Povo
| Foto: DANIEL CASTELLANO/Gazeta do Povo

A Polícia Militar e a Guarda Municipal vão fiscalizar a soltura de fogos de artício e outros ilícitos no Réveillon no Parque Barigui, evento criado nas redes sociais na página do Facebook “Curitiba Mil Grau”. O encontro está marcado para dia 31 de dezembro em frente ao Bar do Lago, é gratuito e tem previsão de início a partir das 22h de domingo (31) e término às 1h de segunda (1°). Até a manhã desta quarta-feira (27), 870 pessoas já haviam confirmado participação e quase 6 mil se mostraram interessadas em ir ao Barigui na virada do ano.

- Leia também - “Cãodomínio” é incendiado na noite de Natal em Curitiba

Na página do evento, os organizadores explicam que o objetivo é apenas assistir aos fogos disparados de outras localidades da cidade e estipulam regras para evitar que a situação fuja do controle. Na página do Facebook, os organizadores reforçam que é expressamente proibido soltar fogos de artifícios dentro do Parque (Lei 10.629/2002), consumir álcool em excesso, jogar lixo no local, consumir droga e ligar som em volume alto.

Entretanto, segundo a prefeitura, a realização não foi comunicada ao município e os responsáveis poderão responder civil e criminalmente caso algo ilícito aconteça no local. A Polícia Militar também diz que não foi informada do evento e ressalta que toda atividade em que haja aglomeração de pessoas deve ser notificada ao comando por questões de segurança. Desde 2013 há o encontro no parque no ano novo e nunca foram registradas confusões.

Veja também - Curitiba vai ganhar novos biarticulados e eles poderão ser controlados remotamente

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a realização de qualquer evento privado em parques ou praças está condicionada à autorização do município. Além disso, a queima de fogos é totalmente proibida no Parque Barigui porque o barulho e a luz no período noturno afetam a rotina das 150 espécies diferentes de aves, diversos répteis e mamíferos como a capivara e o pequeno sagui que vivem no local, bem como de animais domésticos que vivem nas redondezas. Além disso, os fogos de artifício representam perigo a quem estiver em volta, principalmente em áreas de grande aglomeração de pessoas, se forem soltos de maneira incorreta. Caso os participantes não sigam as regras, a Guarda Municipal e a Polícia Militar agirão para garantir a ordem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]