Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tradição curitibana

Freis capuchinhos fazem tradicional bênção de carros nas Mercês

São aguardados mais de 15 mil veículos na Paróquia Nossa Senhora das Mercês nesta sexta-feira

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Uma das principais tradições da capital, a bênção de veículos dos freis capuchinhos acontece nesta sexta-feira (5) na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a chamada Igreja dos Capuchinhos, em Curitiba. Segundo os religiosos, a previsão é que 15 mil carros e motos passem pelo local entre as 6h e às 21h. Ao todo, 40 freis vão ficar de prontidão para atender a todos esses fiéis.

O frei Davi Nogueira Barboza, superior do Convento Nossa Senhora das Mercês, explica que a bênção, realizada há 63 anos em Curitiba, já é uma solicitação da própria comunidade. “A bênção é sempre uma invocação da proteção de Deus sobre as pessoas e os objetos”, destaca. “Toda sexta-feira é o grande dia da bênção, porque foi o dia que Jesus morreu por nós — a maior expressão de amor de Deus para conosco. A primeira sexta do ano é, então, muito especial neste sentido”, acrescenta.

De acordo com o religioso, a ação é também uma forma de conscientizar as pessoas de que elas devem se comportar no trânsito. “Não adianta a pessoa receber um balde de água benta em cima do carro se não mudar as suas atitudes. Deus faz a parte Dele, mas nós também precisamos fazer a nossa”, afirma frei Barboza.

A bênção é concedida para todas as pessoas interessadas, não sendo necessário ser católico ou estar frequentando uma igreja. Todos os veículos abençoados vão levar para casa uma lembrança com a imagem de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. No dia, também haverá atendimento a confissões.

Ao longo das 15 horas de bênçãos, os 40 freis se dividirão em sete equipes para dar conta de atender a todos que passarem pelo local. Para isso, além dos religiosos da própria paróquia, alguns reforços vieram de Ponta Grossa, Joinville, Londrina e até do Paraguai para ajudar nas atividades.

Equipes da Setran vão auxiliar o trânsito no local. De qualquer forma, o frei pede para que as pessoas tenham paciência, já que o fluxo de veículos irá aumentar bastante durante todo o dia.

Outras bênçãos

Quem não puder passar na Igreja dos Capuchinhos nesta sexta-feira terá outras oportunidades para ter seu veículo abençoado. Cinco mil carros são esperados no Santuário São Leopoldo, no CIC, para a bênção no domingo (7). Por lá, 15 freis capuchinhos irão abençoar carros e pessoas das 8h às 21h. Para quem também quiser acompanhar a missa, ela são realizadas, aos domingos, às 9h, 12h e 19h.

Na segunda sexta-feira do ano, dia 12, das 6h às 21h, haverá bênção na Igreja Imaculada Conceição, de Ponta Grossa.

Serviço:

Bênção dos Capuchinhos

05/01 – 6h às 21h - Paróquia Nossa Senhora das Mercês (Avenida Manoel Ribas, 966, Mercês)

07/01 – 8h às 21h – Santuário São Leopoldo (Rua Santa Eulália de Barcelona, 273, CIC)

12/01 – 6h às 21h – Igreja Imaculada Conceição (Avenida Carlos Cavalcanti, 361, Ponta Grossa)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.