• Carregando...
Terminal de ônibus de Curitiba. Foto: Fiscalização da URBS para organizar as filas no terminal Santa Cândida. Curitiba,28/04/2020. Foto: Luiz Costa/SMCS
Terminais de ônibus de Curitiba têm fiscais da Urbs para auxiliar nas ações de enfrentamento à Covid-19.| Foto: Luiz Costa/SMCS

Os profissionais que trabalham em hospitais terão prioridade no embarde dos ônibus de Curitiba a partir de segunda-feira (22). A prioridade é um pedido da rede de hospitais da cidade, já que os ônibus estão rodando com apenas metade da capacidade de passageiros desde o início desta semana para evitar aglomerações, o que facilita a transmissão do coronavírus. Além disso, muitos passageiros reclamam das lotações, com medo de serem contaminados no trajeto para o trabalho.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Para embarcar com prioridade, os profissionais de saúde terão que mostrar um documento ou mesmo o crachá da unidade de saúde em que trabalha. A identificação será feita pelos fiscais da Urbs, a empresa municipal que gerencia o transporte coletivo. Caso não haja nenhum fiscal no local, a identificação pode ser feita diretamente com o motorista ou o cobrador do ônibus.

Estão nessa lista de profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e todos os outros profissionais que atuam em hospitais, incluindo trabalhadores terceirizados. “São essas pessoas que estão na linha de frente dos cuidados e fazem o hospital funcionar, sejam eles profissionais da saúde, limpeza, administrativo, serviços de alimentação”, enfatiza a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak.

Para os empregados terceirizados que atuam em hospitais, a Urbs recomenda que sejam feitos crachás ou documentos que também identifiquem a instituição de saúde na qual a pessoa trabalha.

Cartazes serão colocados nos terminais, ônibus e estações-tubo para reforçar a recomendação e incentivar a colaboração da população. Dos cerca de 270 mil passageiros que usam o transporte coletivo por dia, 9,5 mil são ligados ao setor de saúde, de acordo com a Urbs.

Cruzamento de dados

A Urbs elaborou um estudo cruzando dados dos passageiros com horários em que se transportam para estabelecer uma escalonamento de horários de atuação de diversas áreas, como comércio e indústria. O levantamento será usado pelo governo do estado para decretar os horários de atuação por áreas em Curitiba e região metropolitana que será anunciado sexta-feira (19) pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

A partir desta sexta-feira, Curitiba e as cidades da região metropolitana terão um protocolo único de enfrentamento da pandemia de coronavírus. Ou seja, todas as decisões, como abertura o fechamento de estabelecimentos, serão adotadas por todas as cidades da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]