• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os estoques restantes de combustíveis nos postos de Curitiba devem acabar até o fim da tarde desta sexta-feira (25), segundo previsão do Sindicombustíveis-PR. De acordo com o órgão, 90% dos 340 postos da cidade já estão com seus reservatórios de gasolina e álcool zerados — o que significa que os problemas causados pela paralisação nacional dos caminhoneiros devem apenas se agravar caso a situação não se normalize.

Conforme o sindicato, as reservas de diesel são um pouco maiores, o que significa que esse tipo de combustível deve durar por mais algum tempo. Contudo “estes estoques também não tendem a durar muito tempo”, diz em comunicado.

- Tempo real - Greve dos caminhoneiros: siga o tempo real do desabastecimento em Curitiba

Em Curitiba, os postos de combustível começaram a ficar sem estoques na quarta-feira. Desde então, muitos deles tiveram que paralisar suas atividades, dar folgas a funcionários ou procurar outras atividades para eles. Na manhã desta sexta, a reportagem da Gazeta do Povo flagrou alguns frentistas cuidando da limpeza dos estabelecimentos, por exemplo.

Enquanto isso, motoristas de todas as regiões da cidade têm recorrido às redes sociais para trocar informações sobre os estabelecimentos em que ainda é possível abastecer o carro.

- Leia também: Carne está desaparecendo dos supermercados e açougues de Curitiba

Filas

Nos postos em que ainda há combustível, as filas são enormesAdriano Justino/Gazeta do Povo

Quem ainda estiver disposto a tentar abastecer o carro terá de enfrentar filas — e ainda assim arriscar não abastecer. A advogada Helena Coelho, que conseguiu encher o tanque de seu carro na manhã desta sexta-feira, contou que aquela era sua terceira tentativa para conseguir combustível. “Na quarta-feira, não consegui. Na quinta-feira de manhã tentei também, mas a gasolina acabou três carros antes do meu. Daí hoje deu certo”, diz.

Apesar da dificuldade, Helena considera que o movimento dos caminhoneiros é necessário para chamar a atenção para problemas que estão afetando toda a sociedade.

Pane seca

O motorista que não tiver combustível suficiente não deve sair de carro. Isso porque com os postos sem combustível, a chance de ficar com o carro parado na rua e ser multado é grande. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê como obrigação do motorista a verificação de combustível suficiente para chegar ao destino antes de partir. Caso aconteça a chamada “pane seca”, quando o veículo para de funcionar na via por falta de combustível, o motorista é autuado por infração média, o que implica em sete pontos na carteira. Além disso, o motorista precisa pagar uma multa de R$ 85,13, e tem o veículo removido pela Superintendência Municipal de Trânsito (Setran)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]