• Carregando...
Se receber o link pelo WhatsApp, não clique | Reprodução/Tribuna do Paraná
Se receber o link pelo WhatsApp, não clique| Foto: Reprodução/Tribuna do Paraná

Criminosos virtuais estão aproveitando a greve dos caminhoneiros e a falta de combustíveis nos postos para aplicar mais um golpe. Por meio do WhatsApp, eles criaram um falso comunicado da BR Petrobrás com um link que supostamente levaria a uma lista de postos em que já há combustíveis. No entanto, ao clicar no endereço, a pessoa acaba baixando aplicativos maliciosos que podem danificar o celular e roubar informações confidenciais.

O golpe utiliza o mesmo modelo usado em outras oportunidades. “O criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de pageviews no site cheio de propagandas, pela instalação de aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente”, disse Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab, ao site Infomoney.

- Tempo real - siga as notícias desta terça de desabastecimento em Curitiba

A estimativa da empresa de segurança é que cerca de 60 mil usuários tenham caído no golpe, segundo dados do site TechTudo. E o problema não está somente no ataque em si, mas na rapidez com que o link malicioso se espalha. Como ele se passa como um comunicado oficial, muita gente compartilha o golpe em grupos de amigos na tentativa de ajudar quem ainda está tentando abastecer. Com isso, o número de possíveis vítimas cresce exponencialmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]