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Dupla usava software para interceptar linhas
Dois homens foram presos em Curitiba por fraudarem linhas e realizarem ligações para a Europa (Foto: Átila Alberti/ Gazeta do Povo)| Foto:

Dois homens de São Paulo foram presos em flagrante, no bairro Tatuquara, em Curitiba, na madrugada desta quarta-feira (10), aplicando golpes em clientes de uma empresa de telefonia. Segundo a Polícia Civil, a dupla invadia o sistema da operadora e criava números de telefone estrangeiros, para o qual programava ligações a partir das linhas dos clientes, das quais havia a cobrança. As ligações geralmente eram para números falsos da Inglaterra. Com os custos, os estelionatários chegavam a faturar até R$ 1 milhão por mês.

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As investigações começaram há cerca de três meses, após denúncias da operadora. Quando foram presos, nesta madrugada, era a terceira noite seguida que os estelionatários "trabalhavam" de dentro do prédio da empresa. Não havia sinais de arrombamento e a suspeita é de que eles tenham conseguido fazer uma cópia das chaves do imóvel.

Segundo a polícia, a dupla conseguia fraudar as ligações com o uso de um software, que fazia os telefonemas para o exterior a partir de linhas dos clientes. As chamadas eram para números com sistema de cobrança por pulso – como geralmente funcionam números promocionais de, por exemplo, reality shows televisivos e sorteios.

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"Não havia necessidade de o telefone [dos clientes] estar fora do gancho. Eles tinham acesso dentro da própria operadora de telefone e conseguiam fazer essa ligação como se você na sua residência estivesse fazendo uma ligação para a Inglaterra, por exemplo, buscando algum tipo de beneficio telefônico", explicou o delgado Emmanuel David, da Delegacia de Estelionato de Curitiba.

Ainda não se sabe se há mais envolvidos no esquema, mas a polícia continua com as investigações.

Orientação

A polícia pede para que pessoas que tenham percebido ligações deste tipo façam Boletim de Ocorrência para registrar a situação. Os possíveis custos gerados pela fraude podem ser contestados diretamente com a operadora.

"A operadora nos afirmou que quando visualizam várias ligações de vários clientes num período curto, de quatro, cinco horas, para a Inglaterra ou outros países, já detectam a fraude e eles sequer fazem a cobrança, mas eventualmente isso pode acontecer. Se detectar, pode contestar a ligação com a operadora", orientou o delegado.

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