• Carregando...
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca disse em suas redes sociais que a lei foi "mal interpretada por gente ruim"
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca disse em suas redes sociais que a lei foi “mal interpretada por gente ruim”| Foto: Daniel Castellano/Arquivo Gazeta do Povo

Em uma postagem nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (1), o prefeito Rafael Greca respondeu às críticas sobre o projeto de lei que prevê multa a quem distribuir alimentos às pessoas em situação de rua sem autorização prévia da prefeitura. Ao comentário de uma seguidora que disse "Pra quem tem comida será uma linda Páscoa", o prefeito se manifestou:

CADASTRE-SE e receba as principais notícias de Paraná em seu celular

"Informe-se melhor sobre uma Lei da Rede de Proteção Social da Cidade mal interpretada por gente ruim. Defendo a Segurança Alimentar e Nutricional dos desvalidos e vulneráveis, com Vigilância sanitária e asseio. Isto pode ser feito livremente em 3 grandes espaços chamados #MesasSolidárias gratuitas, e 5 restaurantes Populares pioneiros no Brasil".

Foto: Reprodução Facebook.
Foto: Reprodução Facebook.

Na sequência, Greca publicou mais detalhes, destacando o início da iniciativa no dia 23 de dezembro de 2019 e a distribuição de 238.100 refeições até o dia 31 de dezembro de 2020. Em 2021, até o dia 30 de março, foram distribuídas 58.829 refeições grátis, segundo o prefeito.

De autoria do Executivo municipal, a iniciativa — chamada de Mesa Solidária — cria regras para a distribuição dos alimentos porque, segundo Greca, na falta de uma regulamentação há situações de escassez ou excesso de oferta nos logradouros públicos da cidade. No caso do excesso, a prefeitura destaca o "acúmulo de resíduos orgânicos e rejeitos nas vias públicas, ocasionando a proliferação de pragas e vetores urbanos, e, consequentemente, trazendo riscos à saúde da população em situação de rua”.

As multas previstas variam de R$ 150 a R$ 550 a quem promover a distribuição dos alimentos sem ter feito um cadastro prévio ou se estiver em desacordo com as regras, horários e locais previstos. No entanto, somente será aplicada após uma advertência.

Polêmica

Na Câmara Municipal, o projeto recebeu críticas e uma carta pública, assinada por vereadores, ONGs e cidadãos, foi divulgada. "Em meio a tantos problemas, tantas demandas não cumpridas, tantas possibilidades efetivas de resolver de forma eficaz o problema, a atitude é esta: proibir e penalizar quem faz”, diz o documento.

A proposta de regime de urgência do projeto foi rejeitada na sessão da quarta-feira (31) e segue, agora, a tramitação padrão na Câmara. A votação ainda não tem data para ocorrer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]