• Carregando...
Foto ilustrativa | Daniel Castellano / /Gazeta do Povo/ Arquivo
Foto ilustrativa| Foto: Daniel Castellano / /Gazeta do Povo/ Arquivo

O prefeito Rafael Greca impediu um homem de cortar uma araucária no Alto da Glória, em Curitiba, nesta quarta-feira (15). O caso foi exposto por ele redes sociais e, segundo a postagem, o homem foi pego em flagrante. A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi acionada e tomou as providências necessárias. Apesar da rapidez neste atendimento, algumas pessoas fizeram comentários no post reclamando que os protocolos nem sempre são atendidos. Confira abaixo como denunciar esse tipo de crime.

Leia também: Precisa cortar uma árvore em Curitiba? Veja o que você deve fazer

De acordo com a lei municipal nº 9.806/2000, o corte, a derrubada e qualquer ato que danifique a árvore, em terreno público ou particular, é crime. Especialmente no caso de espécies nativas, como a araucária (Araucaria angustiolofolia), a proibição é clara . Quem infringe a lei ou corta uma árvore sem autorização da prefeitura, precisa replantar a árvore e também deve pagar uma multa que varia de acordo com a espécie e o diâmetro da árvore.

Viu casos semelhantes? Saiba como denunciar:

Para que a fiscalização consiga punir os responsáveis por crimes ambientais como esse, é preciso denunciar. O cidadão pode fazer isso de duas formas:

- Via central 156 (por telefone) ou pela internet (as denúncias são recebidas a qualquer hora todos os dias, incluindo domingos e feriados );

- Via Protocolo na própria Secretaria, na sede Av. Manoel Ribas, 2728 , Mercês ou em uma das nove Ruas da Cidadania , de segunda a sexta, em horário comercial.

Além dos dados pessoais, é importante o denunciante inserir na solicitação o dia, horário, local do registro e o máximo de detalhes para que os criminosos possam ser identificados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]