• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) usou o Facebook para se desculpar pela confusão que acabou com cerca de cem praticantes de ioga expulsos do Jardim Botânico na manhã deste sábado (21). No post, ele também afirmou não ter gostado da maneira como o grupo foi tratado pela administração do parque - que alegou falta de autorização e de cuidado com a grama para exigir a saída das pessoas do local, onde uma tenda para um evento deste domingo estava sendo montada.

Do México, onde representa Curitiba no encontro das Cidades da Rede Mundial de Design, Greca ainda determinou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente defina um espaço para que o projeto Yoga no Parque continue as atividades.

Veja o vídeo da confusão

Na mensagem, o prefeito afirmou que quer a prática de ioga no Jardim Botânico e em todos os demais parques e praças de Curitiba. “ Fiz os parques e praças para os curitibanos amarem e cuidarem como seus próprios jardins! Ioga é atividade saudável pro corpo e pra mente”, disse, acrescentando ter achado errado a forma como os integrantes do projeto foram tratados. “Não gostei como o processo desse final de semana aconteceu e peço desculpas aos curitibanos de bem que foram mal tratados”.

Ele terminou o post com um “Namaste” - palava que revela sentimento de respeito e muito usada por praticantes de ioga como despedida no fim das aulas.

Em nota encaminhada na manhã deste domingo, a prefeitura reiterou que os secretários municipais de Meio Ambiente e Defesa Social irão propor uma reunião nesta semana com os responsáveis pelo projeto Yoga no Parque para definirem um local para a prática da ioga dentro do Jardim Botânico.

O caso

O grupo estava prestes a começar as aulas deste sábado - oferecidas gratuitamente há mais de quatro anos no mesmo lugar - quando foi abordado por uma administradora do Jardim Botânico que o impediu de usar o espaço. A alegação dada foi de que eles estavam estragando a grama do lugar , onde, no momento da confusão, estava sendo levantada a estrutura de um concerto marcado para a noite deste domingo. A administração do Jardim ainda acionou a Guarda Municipal para que escoltasse o grupo até o Velódromo anexo ao parque.

“Quando a professora chegou, já estava rolando um estresse. Então eles decidiram ir um pouco mais para cima porque acontece bastante de a gente chegar ali e ter um ou outro evento. Mas nisso apareceu essa mulher, que é da administração, dizendo que a gente não poderia mais fazer aula ali. E já foi chamando a Guarda [Municipal]. Quando os guardas chegaram, nem eles entenderam o que estava acontecendo”, relatou neste sábado Silvio Lopes, responsável pela implantação do projeto.

Segundo a prefeitura , o evento de domingo (22) tem permissão formal para ser realizado e está montado em uma área do jardim que permite esta ocupação. Nesta, manhã, fotos compartilhadas nas redes sociais mostraram caminhões de apoio do concerto estacionados sobre a grama do Jardim Botânico. Uma das imagens foi compartilhada pelo vereador Goura (PDT) e mostra dois caminhões parados ao lado da tenda já montado.

Veja vídeo do momento da confusão deste sábado

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]