• Carregando...
Gripe em Curitiba: baixa vacinação de crianças e doentes crônicos preocupa
| Foto: Daniel Castellano / Prefeitura de Curitiba

Até terça-feira (15), menos da metade do público alvo da vacinação contra a gripe havia sido imunizado em Curitiba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 252 mil doses foram aplicadas, imunizando 47% do público-alvo da campanha nacional em Curitiba, que inclui idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, doentes crônicos, puérperas (mães que deram a luz há 45 dias), professores e profissionais de saúde.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Iniciada dia 10 de abril, a campanha de vacinação vai até 31 de maio. A vacina é oferecida gratuitamente a este público nas 110 unidades de saúde do município.

O público menos imunizado até aqui na capital é o de crianças, com 40% do público vacinado. Na sequência, os doentes crônicos são os menos vacinados, com apenas 29% da cobertura alcançada. Já o grupo que alcançou o maior volume de imunização é das mães que pariram há 45 dias: 96% no total.

A baixa vacinação entre crianças e doentes crônicos públicos é motivo de preocupação, segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

“É preciso que doentes crônicos e crianças sejam imunizados. A vacina é segura e está disponível gratuitamente nas unidades de saúde, não tem por que não fazer”, enfatiza Oliveira.

Segundo Oliveira, as complicações relacionadas a gripe podem gerar, inclusive, aumento na procura pelos pronto-atendimentos da cidade. “Os pais e responsáveis podem evitar isso levando os filhos para se vacinarem”, ressalta.

Idosos

Depois das puérperas, os idosos são os que mais se vacinaram, com cobertura de 68% já alcançada. 56% dos professores foram vacinados e 48% das gestantes.

A cobertura entre os profissionais da saúde também é baixa, com apenas 19%. Mas neste caso há uma explicação. “Os profissionais de saúde costumam fazer a vacina no próprio local de trabalho, então há um pequeno atraso na atualização do nosso sistema”, explica Oliveira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]