• Carregando...
Para fiscalizar o trânsito, Guarda Municipal terá 26 motos novas. | Pedro Serapio/Gazeta do Povo/ Arquivo
Para fiscalizar o trânsito, Guarda Municipal terá 26 motos novas.| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo/ Arquivo

A Guarda Municipal (GM) de Curitiba tem desde sexta-feira (23) uma atribuição a mais: multar motoristas que cometem infrações de trânsito. No total, 205 guardas farão parte da fiscalização no município, junto com os agentes da Superintendência de Trânsito (Setran). Para isso, a equipe terá à disposição 26 novas motos para patrulhamento.

A equipe da GM que fiscalizará o trânsito passou por treinamento específico em 2017 e está apta para multar condutas irregulares como usar o aparelho celular ao volante, trafegar sem cinto de segurança ou estacionar em locais proibidos, principalmente nos espaços em que os guardas já realizam patrulhas como parques, bosques, escolas e eventos. A equipe também dará apoio a eventuais operações realizadas pela Setran.

No entanto, a prefeitura informa que os guardas não aplicarão multas por excesso de velocidade, já que os radares estáticos necessários para confirmar a velocidade do veículo são usados somente por agentes da Setran.

Ainda segundo a prefeitura, os 205 guardas nomeados para realizar a fiscalização de trânsito podem vestir um colete de identificação, mas o uso não é obrigatório. Assim, não é possível ao motorista saber se o GM está entre os guardas capacitados para aplicar multas na cidade.

Ao todo, 350 guardas realizaram a capacitação para fiscalizar o trânsito de Curitiba. Com isso, outros 145 ainda podem ser nomeados, em breve. Eles receberam aulas práticas e teóricas e foram certificados pelo Detran.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]