• Carregando...
Guns o ganso de estimacao de um casal do Bairro Alto desfila no Parque Bacacheri
Guns o ganso de estimacao de um casal do Bairro Alto desfila no Parque Bacacheri| Foto: Marco Charneski

Um casal de Curitiba convive há dois anos com o ganso Guns. Esse é o nome da ave mais conhecida e estrelada do Bairro Alto, em Curitiba. O animal de estimação exótico é tratado como membro da família pela enfermeira Fernanda da Costa e pelo eletricista Cliomar Junior.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

O ganso é da espécie Bremen, que chama a atenção pela sua elegância e porte. A chegada de Guns foi um pedido despretensioso da esposa ao marido após assistir a uma reportagem. “Uma moça tinha um ganso na coleira e achei peculiar. Pedi para meu marido como presente e depois de algum tempo ele encontrou um lugar que vendia o filhote. Ganhei de presente de casamento. Foi aquele corre-corre para se informar melhor sobre o assunto, pois não fazia a mínima ideia de como cuidar de um ganso”, contou Fernanda.

Com a missão de encontrar um ganso, Cliomar foi procurar um criador. “Aí encontrei um senhor em Santa Felicidade que cria aves para uso doméstico. Fui buscar e foi uma surpresa para a Fernanda. O objetivo estava atingido e a família tinha aumentado”, lembra o eletricista. Além de Guns, o casal tem um gato, o Amarelo, e tinha a cadela Nina - que faleceu há um mês.

O ganso chegou com 8 dias de vida e virou o xodó da família. Uma das primeiras atitudes dos donos foi dar o nome para o animal. Dr. Ganso foi uma alternativa, mas ele não atendeu. “Assisti a um filme de gansos e uma menina chamava a ave de Guns. Para minha surpresa, deu certo e assim ficou”, ressaltou Fernanda.

Atualmente com 2 anos de vida e com perspectiva de chegar aos 60, Guns é bem cuidado e a família está sempre atenta a possíveis doenças. Uma das preocupações é com a verminose no papo e bico, que pode ocasionar a morte. A prevenção é feita com vermífugo, semelhante ao que é aplicado aos cachorros.

Primeiros dias

Sem ter tantos conhecimentos de como lidar com o novo membro da família, o lado maternal de Fernanda foi mais forte e ela conquistou o respeito da ave. “Na natureza, a mãe não larga o filhote e aqui foi igual. Eu colocava o ganso na bolsinha do avental e levava ele junto para todos os lugares. Ia estender roupa, fazer almoço e ele grudado comigo. Para o banho, deixávamos ele em uma banheira com água morna. Ele era o 'bebê' da casa”, relembra Fernanda.

Com o passar dos dias, Guns ganhou liberdade e comodidade dentro de casa. Tem seu espaço no lado externo da residência, piscina com 8 mil litros e refeições para todos os gostos. “Ele gosta de quirera, ração para cachorro e um pãozinho no café da manhã. Guns se recolhe cedo e quando passa do horário habitual 'pede' para dormir. Adora um passeio de carro e aos parques da cidade", disse, sorridente, Cliomar.

Guns adora passear de carro e pelos parques da cidade. Foto: Marco Charneski / Tribuna do Paraná
Guns adora passear de carro e pelos parques da cidade. Foto: Marco Charneski / Tribuna do Paraná| Tribuna

Estrela dentro e fora do Bairro Alto

O ganso é a atração no Bairro Alto. Muitas crianças já sabem que o dia começa com um “bom dia ao Guns”. A residência da família fica ao lado de uma escola e os alunos não perdem a oportunidade de experimentar a sensação de estar pertinho de um ganso com coleira. “A curiosidade é muito grande, pois a maioria das crianças vive em apartamentos.

No passeio com a reportagem, Guns chamava a atenção de todos. "Nunca tinha visto isto. Já vi passear coelho e gato com coleira, mas um ganso é a primeira vez. Inusitado mesmo e até meus cachorros estão 'surpresos'. Estou encantada”, comentou Stela Alvim, frequentadora do Parque Bacacheri.

Outro que ficou impressionado foi Anderson Neves. Ao lado da esposa e do filho pequeno, a presença do ganso modificou o programa da família. “Muito bacana mesmo e estamos sem palavras. Bem peculiar mesmo”.

O ganso também participa de eventos dedicados a animais exóticos e dos tradicionais encontros de escoteiros que os pais participam. “Ano passado, ele foi ao Natal dos bichos e a alguns eventos de gastronomia. No nosso grupo de escoteiros também é atração. Ainda não cobra cachê”, brinca o pai e futuro empresário de Guns.

Defesa

Guns é o ganso de estimação de um casal do Bairro Alto desfila no Parque Bacacheri. Foto: Marco Charneski / Tribuna do Paraná
Guns é o ganso de estimação de um casal do Bairro Alto desfila no Parque Bacacheri. Foto: Marco Charneski / Tribuna do Paraná | Tribuna

Guns defende a casa de estranhos e a todo momento está disposto a dar segurança aos donos. “Ele protege a casa. Não chega ninguém no portão sem ele grasnar. Ele muda o tom se ele conhece, 'conversa' até. Já se é um desconhecido, grasna alto e faz um enorme barulho.

Mas ele também prega peças. "Uma vez, ele caiu e quando a gente olhava, mancava. Aí era só não olhar para ele que andava normal", contou o dono.

Para os amantes dos animais, nada como retornar para casa e encontrar seu amigo. “Não tem como explicar esse amor. Amamos cachorro, gato, tivemos passarinho, mas é um amor diferente. Geralmente tenho a rotina de ficar na varanda e boto ele no colo. É um amor verdadeiro”, destacou Fernanda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]