• Carregando...
 | Reprodução/Guarda Municipal
| Foto: Reprodução/Guarda Municipal

Um homem de 47 foi preso na tarde da última quinta-feira (28) suspeito de receptar material furtado de semáforos de Curitiba. De acordo com a Guarda Municipal (GM), o suspeito era responsável por um ferro-velho no bairro Parolin e foi encontrado com peças de pelo menos cinco sinaleiros, além de fios de cobra e peças de luminárias.

A prisão foi realizada após investigação do setor de inteligência da Secretaria da Defesa Social e Trânsito e contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da GM e da Polícia Civil. Segundo o diretor da guarda, Odgar Nunes Cardoso, os materiais foram localizados na própria casa do suspeito. “Outros materiais encontrados no local serão analisados, para verificar se é fruto de outros crimes”, explica.

Veja também: Guardas Municipais e agentes da Setran vão aplicar multas com bafômetro

Entre as peças recuperadas e identificadas por técnicos da prefeitura há placas que fazem a programação do sinal e placas de potência dos semáforos. “Tudo isso agora vai para um laboratório para ser testado e ver o que será possível recuperar”, contou a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Nas redes sociais, o prefeito Rafael Greca (PMN) também contou sobre o caso. Em sua página no Facebook, ele tratou a prisão como uma “vitória da Defesa Social” e chamou o suspeito de “inimigo da cidade”. “Seus maus feitos, além de um prejuízo de R$ 1,5 milhão para os cofres públicos, colocaram em risco a vida de centenas de curitibanos, causando risco de morte, stress no recente e repetido caos no trânsito da Linha Verde e outras ruas da cidade”, escreve o prefeito.

Prejuízo crescente

O prejuízo de R$ 1,5 milhão citado por Greca faz parte de um levantamento realizado pela Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) considerando ocorrências registradas entre janeiro e junho deste ano. No período, 123 cruzamentos tiveram a sinalização prejudicada por causa do roubo de equipamento semafórico.

De acordo com a prefeitura, somente na semana passada, foram furtados dez controladores de semáforo — todos na região da Linha Verde. Para ajudar a combater esse tipo de crime, a GM confirmou que tem feito rondas e intensificou o trabalho preventivo na região. Além disso, pede para que a população colabore informando sobre atos de vandalismo ou de possíveis compradores desses materiais.

Os telefones são: 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]