• Carregando...
Vários tiros foram disparados por um homem de 74 anos nas Mercês
Vários tiros foram disparados por um homem de 74 anos nas Mercês| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Após quase cinco horas, o idoso em surto de 74 anos que fez cerca de 60 disparos dentro de uma casa na Rua Martim Afonso, no bairro Mercês, em Curitiba, foi contido pela Polícia Militar (PM) na noite desta segunda-feira (7).

Após serem frustradas todas as tentativas de negociação, policiais do Comandos e Operações Especiais (COE) lançaram gases lacrimogêneos no interior da residência. Sem conseguir respirar, o atirador se jogou do segundo andar do imóvel por volta das 23 horas. Os policiais ainda tiveram de fazer um disparo com bala de borracha contra o homem.

Atingido na perna, ele foi encaminhado para o Hospital Evangélico Mackenzie uma ambulância do Siate.

O atirador seria militar da reserva e colecionador de armas. Ele tinha pelo menos três armas, muita munição, um recarregador automático e até um machado na casa, segundo a PM.

  • Lineu Filho / Tribuna do Paraná
  • Lineu Filho / Tribuna do Paraná
  • Lineu Filho / Tribuna do Paraná
  • Lineu Filho / Tribuna do Paraná
  • Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Peritos do Instituto de Criminalística foram acionados e iriam averiguar se havia mais armamento no local. O homem fez vários disparos contra os policiais de dentro de um dos quartos do imóvel, que estava protegido com barricadas e grades. O local era uma espécie de cofre, o que impossibilitou a entrada dos policiais.

Gás lacrimogênio e snipers

A PM posicionou snipers na região, mas não chegou a utilizá-los por ter optado pelo gás lacrimogêneo. Havia o receio de que ele continuasse atirando contra os PMs ao se jogar da janela ou mesmo após a queda - o que não ocorreu. Caso a situação se agravasse ainda mais, os atiradores de elite da corporação seriam autorizados a atirar contra o idoso.

A mãe do homem, uma senhora de 99 anos, e a cuidadora dela também estavam no imóvel. Segundo a PM, a idosa tinha dificuldades para se locomover e estava no pavimento inferior da residência. Elas não ficaram na linha de tiro do homem.

Por volta das 22h, as duas mulheres foram retiradas da casa pela polícia. A idosa saiu em uma maca, mas não tinha ferimentos. Apenas após a saída das duas é que os agentes do COE usaram o gás lacrimogêneo para controlar a situação.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atendeu a ocorrência desde as 18h15, mas o atirador não quis negociar. Várias equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para a ocorrência.

Familiares do homem também foram até o local, mas não se sabe se teriam conseguido contato com o atirador ou se participaram das negociações. Não era possível visualizar o que ocorria dentro da casa.

Por causa do incidente, as ruas no entorno ficaram bloqueadas. O trânsito ficou interrompido por quase cinco horas na Rua Martim Afonso entre as ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Nacar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]