• Carregando...
Freezer vazio no banco de leite do HC
Freezer vazio no banco de leite do HC| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Sete dos dez freezers do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas, em Curitiba, estão vazios e foram desligados por falta de doações. O leite materno destinado ao hospital é dado aos bebês internados na UTI Neonatal. A instituição orienta como fazer a coleta e busca as doações nas casas das mães em Curitiba.

O estoque atual é de aproximadamente 60 litros de leite materno e o consumo diário na UTI é de 5 litros em média. De acordo com a nutricionista do BLH Anna Carolina de Almeida, as temperaturas mais baixas e o período pós-férias contribuem para a queda nas doações, porém, a redução verificada em agosto de 2019 é maior em comparação ao ano passado.

A UTI Neonatal do HC tem capacidade para receber até 30 crianças, mas nem todas necessitam do leite doado ao HC – algumas porque suas mães têm o suficiente para amamentá-los e outras precisam de fórmulas para suplementação.

HC precisa de doação de leite materno
HC precisa de doação de leite materno| Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Como doar leite materno para o HC

As mães que podem doar são aquelas que têm leite suficiente para amamentar seus bebês e ainda possuem excedente. Elas devem ter boas condições de saúde e não podem estar tomando medicações que não são compatíveis com o aleitamento (dúvidas podem ser tiradas por telefone com a equipe do Banco de Leite Humano).

Para fazer a doação, a mulher deve fazer a higienização das mamas, das mãos, do antebraço e também do frasco em que o leite será depositado. As orientações básicas para a coleta são:

Frasco

- Os frascos devem ser de vidro. É preciso lavar os frascos de vidro (capacidade de 500 ml) com tampa plástica e fervê-los por 15 minutos;

- Deixe o frasco e a tampa escorrerem sobre um pano limpo até secarem (não se deve secar internamente com o pano, devido ao risco de contaminação do recipiente);

- Não toque no interior da tampa ou do frasco que, após bem seco, deve ser mantido fechado até sua primeira utilização.

- O frasco com o leite deve ser colocado no freezer ou no congelador até ser buscado pela equipe do HC.

Higiene das mãos e das mamas

- Lave as mãos e o antebraço com água e sabão antes de coletar o leite;

- Antes do processo, higienize as mamas apenas com água – sem nenhum produto químico.

Contato

Para tirar dúvidas ou ser uma doadora de leite materno, entre em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas por meio dos telefones (41) 3360-1867 ou (41) 3360-1800. A coleta é feita uma vez por semana nas casas das mães e apenas em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]