i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Problema sem fim

Ilha do Mel: trapiche cai pela 4.ª vez e IAP refaz promessa de plano emergencial

  • PorAngieli Maros
  • 24/06/2019 18:37
Parte do trapiche de Brasília, na Ilha do Mel, submersa
Trapiche da praia de Brasília ficou de novo embaixo d’água| Foto: Colaboração

O trapiche da Praia de Brasília, na Ilha do Mel – que passou por reforma entre 2017 e 2018 –, no Litoral do Paraná, despencou pela quarta vez em menos de um ano. Depois de uma interdição pela Marinha no último mês de fevereiro e de um novo anúncio de reparos menos de seis meses após o fim da longa reforma, a passagem de embarque e desembarque sucumbiu de novo na manhã desta segunda-feira (24) e agora está parcialmente interditada.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

De acordo com moradores locais, a metade da estrutura está submersa. Por causa do acidente, os barcos estão atracando na parte do meio da passagem, que ainda permanece fora d'água. A situação preocupa a comunidade, já que no mês que vem, além da tradicional Festa da Tainha, a Ilha será sede dos campeonatos brasileiro e paranaense de surf.

Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pelos trapiches da Ilha do Mel – unidade de conservação do estado – a queda foi por causa "das condições climáticas e do mar". Com o mais recente problema, o IAP refez a promessa de alugar emergencialmente um trapiche flutuante que ficará ao lado da estrutura atual.

Essa hipótese já havia sido levantada no início do mês de maio, quando o órgão anunciou que o trapiche da praia de Brasília, mesmo depois da reforma, iria ser reconstruído dentro de um projeto da Associação dos Portos do Paraná (Appa) – o que não foi confirmado pela associação.

Ainda em maio, após reconhecer os problemas no trapiche da praia de Brasília, o IAP chegou a confirmar a necessidade de suspender a plataforma e consertar novamente os flutuantes, os roletes e as peças metálicas, além de uma nova dragagem da bacia de evolução e colocação de estrutura de barreira de contenção que impedisse a volta do assoreamento de material arenoso no local.

Problemas

Moradores da Ilha do Mel – um dos pontos turísticos mais importantes do Paraná – vêm expondo os problemas do trapiche da praia de Nova Brasília há tempos. Em um dos capítulos da novela que parece não ter fim, na véspera de réveillon,  parte da estrutura cedeu depois que uma das peças metálicas de sustentação do trapiche se soltou. Uma idosa que tentou atravessar a passagem horas depois do incidente caiu e ficou ferida.

A situação causou indignação entre os moradores da ilha, uma vez que o trapiche havia acabado de sair de um processo de reforma que se arrastou por dois anos. Nesse meio tempo, o custo das obras, inicialmente estipulado em R$ 325 mil ganhou um acréscimo de R$ 49,2 mil.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Rogerio

    ± 0 minutos

    Mais uma tragédia hoje de manhã na Ilha do Mel, desta vez no trapiche de Encantadas. Desabou uma das escadas de acesso, levando turistas juntos. Pelo menos um ferido grave sendo levado às pressas para o continente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      MAURO RICARDO NASCIMENTO MARTINS

      ± 84 dias

      Um paraíso que encanta a todos e nos traz vergonha quando isso acontece. Uma vergonha com o principal Cartão Postal do nosso Litoral, conhecido por brasileiros e estrangeiros O descaso começa no acesso à Ilha com aquelas ruas esburacadas, sem calçadas e com iluminação precária em Pontal do Sul. Se fosse em outro Estado, esse paraíso teria uma nova visão e cuidado. O reflexo de como o Turismo é tratado no nosso Estado.... Triste !!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Z

        Zyss

        ± 84 dias

        Esse trapiche é o reflexo do paraná!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.