• Carregando...
Nem mesmo a iluminação da estufa escapou da ação dos vândalos. | Cesar Brustolin/Prefeitura de Curitiba
Nem mesmo a iluminação da estufa escapou da ação dos vândalos.| Foto: Cesar Brustolin/Prefeitura de Curitiba

A iluminação do Jardim Botânico foi alvo de ladrões e vândalos. Na noite do último domingo (3), criminosos invadiram o local e roubaram um projetor de LED usado na iluminação cênica da estufa, além de arrebentarem os cabos de energia — o que deixou parte da estrutura às escuras. O prejuízo calculado pela prefeitura é de R$ 20 mil.

Leia também: Vândalos jogam carro da prefeitura de Campo Largo na piscina

De acordo com o Departamento de Iluminação Pública, o equipamento é um dos seis projetores usados para enfeitar o mais conhecido cartão postal da cidade e que estava sendo usado atualmente como parte da decoração de Natal. Para fazer os reparos, será preciso realizar uma nova licitação. “Será necessário refazer a rede subterrânea, repassar cabos de energia e dados e recompor o projetor furtado”, explica o diretor do departamento, Tony Malheiros. 

O roubo no Jardim Botânico é apenas mais um dos vários casos semelhantes espalhados pela cidade. Ao longo de todo o ano de 2017, a prefeitura registrou 50 furtos de luminárias, além 20 postes vandalizados — todos na Linha Verde, como a própria Gazeta do Povo mostrou anteriormente. Casos semelhantes também foram registrados na região do Teatro Paiol. O prejuízo estimado com essas ocorrências já soma mais de R$ 94 mil. 

Além disso, como a própria prefeitura relembra, o roubo da decoração de Natal do Jardim Botânico acontece apenas nove meses após a instalação da nova iluminação realizada no local, que passou cerca de um ano às escuras. Na época, além da estufa, o velódromo, estacionamento e ciclovias também receberam novas luminárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]