• Carregando...
Essa é a terceira vez que o Santuário recebe a imagem peregrina da Santa, sendo que a última visita foi em 2002 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Essa é a terceira vez que o Santuário recebe a imagem peregrina da Santa, sendo que a última visita foi em 2002| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Católicos que passarem pelo Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, no Centro de Curitiba, já podem conferir de perto a imagem Peregrina de Nossa Senhora da Aparecida. A santa, réplica da original, chegou à capital na quarta-feira (3) e ficará aqui até o dia 12 de outubro - data oficial de comemoração à padroeira do Brasil. Neste período, a programação será repleta de exposições ao público, terços e até uma carreata.

Essa é a primeira vez após 16 anos que a santa vem diretamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, para o Santuário do Guadalupe. Para comemorar a visita, terços marianos serão rezados diariamente na igreja até o dia 11 de outubro, envolvendo fiéis, ministros, pastorais e colaboradores da entidade.

São Francisco: paróquias fazem bênção de animais em Curitiba também no sábado e no domingo

Especialmente no dia 12, haverá uma carreata de fiéis que acompanharão a imagem do Santuário de Guadalupe até o Parque Cambuí, no Fazendinha, onde o padre Reginaldo Manzotti celebra a missa campal.

Para o diretor de expansão da Associação Evangelizar É Preciso e tutor da imagem peregrina, Geizom Sokacheski, a visita de Nossa Senhora é muito importante para os fiéis, considerando sua importância histórica e suas características. “Essa imagem só sai do santuário em ocasiões muito especiais e existe todo um rito de cuidados para recebê-la. Ela percorre o Brasil desde 1931. Tem 36 centímetros de altura, é feita do mesmo material da imagem real e teve as mãos abençoadas junto com as mãos da imagem de Aparecida”, explica.

Fac-símile da santa é raridade e por isso, tutores da imagem precisam protegê-la e preservá-la em todos os momentosAniele Nascimento

Devido à semelhança com a Nossa Senhora original, Sokachesk acredita que ter a imagem peregrina é uma oportunidade para todos os fiéis que não conseguem ir até São Paulo. “A imagem atende a devoção do povo brasileiro. Todo aquele que não pode ir até o santuário pode ver a mãe Aparecida vindo até ele. Muitas pessoas fazem promessas, trazem flor, pagam promessas. É uma manifestação de fé”, finaliza.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA (5)

- Terço Mariano rezado pela Pastoral do Dízimo

Horário: após as 13h

Local: Praça Senador Correia, 128 - Centro

SÁBADO (6)

– Terço Mariano rezado pela Pastoral da Comunicação

Horário: 17h15

Local: Praça Senador Correia, 128 - Centro

DOMINGO (7)

– Terço Mariano rezado pelo Movimento de Conscientização Cristã

Horário: 17h15

Local: Praça Senador Correia, 128 - Centro

SEGUNDA (8)

– Terço Mariano rezado pela Pastoral dos Ministros

Horário: após as 13h

Local: Praça Senador Correia, 128 - Centro

TERÇA (9)

– Terço Mariano rezado pelos colaboradores da Associação Evangelizar É Preciso

Horário: após as 13h

Local: Praça Senador Correia, 128 - Centro

QUARTA (10)

– Terço Mariano rezado pela Pastoral da Acolhida

Horário: após as 13h

Local: Praça Senador Correia, 128 - Centro

QUINTA (11)

- Terço Mariano rezado pelas Pastorais das Caravanas e Pessoa Idosa

Horário: após as 13h

Local: Praça Senador Correia, 128 - Centro

SEXTA (12)

- Missa campal com Padre Reginaldo Manzotti e carreata de fiéis do Guadalupe ao Parque Cambuí, no Fazendinha

Horário: a partir das 11h30

Local de saída: Praça Senador Correia, 128 - Centro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]