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Realidade virtual: tendência no mercado audiovisual.
Realidade virtual: tendência no mercado audiovisual.| Foto:

Pela primeira vez uma banda baseada em Curitiba criou um clipe totalmente produzido em realidade virtual (VR, na sigla em inglês). Lançado no último mês de julho, o clipe da canção Roupa, da banda Vacanam, demorou cinco meses para ficar pronto.

Usando a máxima do “faça-você-mesmo”, o processo da produção da banda misturou cuidado artesanal com a tecnologia que está, aos poucos, sendo acolhida pelo mercado audiovisual.

O clipe de pouco mais de 4 minutos é um passeio psicodélico para dentro da letra da canção de Eduardo Azevedo e Tuan Lemos. Foi dirigido pelo guitarrista Matheus Rosendo, que trabalha com Tecnologia de Informação em um instituto de pesquisa.

Ele conta que teve a ideia do clipe ao se deparar com as possibilidades do aplicativo Tilt Brush, uma ferramenta do Google que coloca o espectador em ambiente digital com possibilidade de interação digital.

"Quando comecei a trabalhar com esta ferramenta vi que ela podia ser usada para fazer um clipe. É como uma paleta de tintas que você vai pintando e salvando”, diz.

Como o baterista Tuan Lemos é designer, ambos resolveram encarar o trabalho à quatro a mãos.  Ele ficou com a parte estética de criação das fontes das letras e Rosendo fez a captação das imagens e editou o material.

“Deu uma trabalheira de quatro meses entocado nos fins de semana pra fazer como a gente queria”, disse Rosendo.

Ele conta que procurou filmar um grande plano-sequência – uma única tomada ininterrupta - mas o resultado final foi uma composição entre três tomadas.

“Fiz um estudo de condicionamento, uma coreografia. É como se você tivesse numa sala com uma câmera na mão passado por dentro da letra em sincronia com música”, disse.

A banda formada há dois anos faz um pop com um groove que evoca o samba rock e a música black brasileira. A banda estuda um evento de lançamento com a possibilidade de exibição do clipe em versão 360º através de óculos VR.

Para Rosendo, o preço dos equipamentos são um dos principais entraves para a popularização desta tecnologia no mercado audiovisual. “Eu acho que a VR só vai tomar a proporção na hora que tiver serviço de streaming focando nela", diz.

De qualquer maneira, a tecnologia vive um momento de grande expansão. O discurso de ‘isso ainda vai ser grande’ já dá lugar ao ‘futuro já chegou’. O mercado audiovisual é apenas uma das possibilidades do uso da VR.

São poucas as bandas já fizeram o uso desta tecnologia. No Brasil, salvo engano, a primazia coube à estrela Ivete Sangalo. Os Red Hot Chili Peppers e F.O.A.LS também já lançaram clips neste formato.

O termo realidade virtual surgiu na década de 1980 e usado muito em videogames. O mercado, porém, está em franca expansão. Tem sido usado por exemplo para aplacar o mal estar de doentes em longas internações hospitalares.

Gigantes como Facebook, Google, Samsung, Sony e Microsoft já possuem óculos disponíveis no mercado ou para programadores e estão preparando novidades na área.

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