• Carregando...
Inaugurado em 2011, o Parque Histórico de Carambeí traz um pedacinho da Holanda para o Paraná.
Inaugurado em 2011, o Parque Histórico de Carambeí traz um pedacinho da Holanda para o Paraná.| Foto: Divulgação

Há pouco mais de duas horas da capital, o Parque Histórico de Carambeí, preserva as tradições dos imigrantes holandeses que se instalaram no estado

Cerca de 140 km separam Curitiba de uma viagem no tempo. O Parque Histórico de Carambeí é um dos maiores museus a céu aberto do país, com diversas atrações presentes nos mais de 100 mil metros quadrados do local. O espaço, dedicado à preservação da memória dos imigrantes holandeses que se estabeleceram na cidade de Carambeí, proporciona uma verdadeira imersão cultural aos visitantes.

Inaugurado em 2011, durante as comemorações do centenário da imigração holandesa no estado do Paraná, o parque simula a arquitetura do século 20 e remonta ao estilo de vida dos colonos que se instalaram na região dos Campos Gerais. A combinação entre a preservação e difusão das culturas material e imaterial dos imigrantes torna a experiência de visita ao local extremamente rica, unindo arquitetura, cultura e gastronomia.

O resgate do cotidiano dos antigos moradores e das atividades exercidas por eles está presente em cada detalhe do museu, das fotos e objetos expostos nas construções que ocupam o espaço à culinária típica holandesa. Além disso, a paisagem natural do parque também chama atenção: o espaço é repleto de flores e árvores que permitem uma agradável conexão com a natureza.

Ao todo, cinco alas formam o complexo e cada uma delas reproduz algum aspecto da cultura e da colonização holandesa. A Pinó traz mais detalhes sobre o local: confira e prepare seu roteiro!

Casa da Memória

Carambeí
No Jardim em frente à Casa da Memória estão simbolizados três eixos da cultura dos imigrantes holandeses da região: o peixe, o semeador e o cooperativismo.| Divulgação

A construção que abriga a Casa da Memória fica logo na entrada do parque e possui mais de 70 anos. Foi o primeiro armazém erguido em alvenaria em Carambeí: o antigo estábulo da família de Deus, construído em 1946. O espaço abriga parte do acervo histórico do local e uma maquete que reproduz a antiga vila local.

Além disso, no Jardim Frontal estão presentes os símbolos ideológicos da imigração holandesa: o peixe, símbolo do cristianismo e o semeador, símbolo da perseverança, trabalho e educação e as setas do ‘cooperativismo’ – símbolo da união no trabalho.

Vila Histórica

Carambeí
A Vila Histórica é formada por construções que preservam a memória cotidiana dos antigos colonos holandeses.| Divulgação

A Vila Histórica é composta por 16 construções em madeira, réplicas que lembram uma vila de colonos do século 20, moradores da antiga Colônia Carambehy. São casas temáticas que representam diferentes espaços do cotidiano dessa população: entre moradias, escola, igreja e a reprodução da primeira fábrica de laticínios da vila.

O acervo do local é formado majoritariamente por doações da comunidade de imigrantes. São utensílios domésticos, móveis, fotos e outros objetos que retratam a vida dos seus antigos moradores. Nessa ala também está localizado o Museu do Trator, que mostra a evolução técnica do trabalho do campo através de máquinas e outras ferramentas agrícolas.

Parque das Águas

Carambeí
A Ponte Pênsil instalada no parque foi trazida diretamente da Holanda. | Divulgação

Já o Parque das Águas apresenta a reprodução de um parque ambiental da Holanda, o Zaanse Schans, com seus canais, pontes, moinhos, diques e outras tecnologias que remontam às práticas sustentáveis dos holandeses e suas habilidades com a gestão de recursos hídricos. O espaço é formado por casas dispostas em torno de um lago, que lembram as pequenas cidades do país europeu, cenário que encanta os visitantes e rende belas fotos.

Centro Cultural Amsterdã

Este espaço reproduz um pequeno quarteirão da cidade de Amsterdã, capital holandesa. A ala possui uma área social para shows, espetáculos, eventos e alimentação, ressaltando as possibilidades de integração do parque entre arte, cultura e gastronomia.

Centro de Exposições

O parque ainda conta com um pavilhão dedicado à realização de eventos que movimentam a programação cultural da região. Um exemplo é o Natal no Parque Histórico de Carambeí, evento repleto de luzes e atrações que tornam o local ainda mais encantador.

Sabores da Holanda

Carambeí
As tortas de Carambeí seguem a tradição de receitas centenárias deixadas pelos imigrantes europeus da região. | Divulgação

Para completar a experiência do passeio, é possível provar no Parque Histórico de Carambeí pratos inspirados na culinária típica holandesa. A Koffiehuis oferece um menu com petiscos típicos, almoço e sobremesas que resgatam as influências da região. Carambeí é conhecida como a “Cidade das Tortas”, herança deixada pelos imigrantes europeus com suas receitas centenárias. Vale a pena provar uma fatia do doce que mantém a tradição da confeitaria artesanal!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]