• Carregando...
O professor Newton da Costa em cena do documentário.
O professor Newton da Costa em cena do documentário.| Foto: Reprodução

O filósofo, antes de tudo, é um rebelde. Aos 90 anos, Newton da Costa, cientista e matemático nascido em Curitiba, é o exemplo extremo dessa premissa. Quem não conhece sua obra, pensamento e trajetória poderá fazê-lo, a partir desta quinta-feira (31), assistindo ao documentário "Espírito de Contradição", com sessão no Cine Passeio, às 16h30.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

O filme, dirigido pelo cineasta Fernando Severo, aborda a vida e a obra daquele que atualmente é o pensador brasileiro mais reconhecido e influente no exterior.

O professor Newton da Costa estará presente na sessão de estreia e participa de um debate com o público após a sessão.

O professor Newton da Costa: o mestre da contradição
O professor Newton da Costa: o mestre da contradição

O filme fica em cartaz no Cine Passeio sempre às 16h30, com a promoção de meia-entrada para todas as faixas de público em todas as sessões.

“O mérito do professor Newton foi duvidar do preceito número um da lógica clássica. Ele criou um movimento internacional na filosofia de grande aplicabilidade contemporânea”, explica Severo.

O diretor se refere à teoria da Lógica Paraconsistente, conceito criado em 1963, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, e que rompeu com toda a tradição aristotélica da filosofia.

Em linhas rápidas, a lógica é o estudo dos processos pelos quais sentenças ou proposições podem ser deduzidas de outras. Na lógica clássica, é impossível que uma premissa qualquer e sua negação sejam verdadeiras ao mesmo tempo.

Na teoria, o professor Newton deduziu há mais de 50 que em sistemas complexos isso é, sim, possível. Hoje em dia, seu conceito tem grande uso na robótica e no diagnóstico médico.

Se tudo isso parece ao mesmo tempo e interessante e complicado, o ideal é deixar o próprio professor explicar.

Segundo o diretor, o filme é uma espécie de aula magna. “Ele é carismático e tem a tarimba de anos de cátedra. Uma habilidade para explicar de um jeito simples e bem humorado coisas complexas”, disse o diretor.

Biografia

O matemático e filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa nasceu em Curitiba em setembro de 1929. Graduou-se em Engenharia e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionou por 14 anos, até se transferir para a Universidade de São Paulo (USP).

Ao longo de sua carreira, teve passagens pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de várias instituições pelo mundo, como as universidades de Buenos Aires, da Califórnia, de Paris, de Varsóvia e da Austrália.

Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Lógica em 1979 e o primeiro brasileiro a integrar o Instituto Internacional de Filosofia, sediado em Paris. Ganhou a medalha Nicolau Copérnico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]