• Carregando...
O novo museu vai ficar anexo ao Museu Egípcio Rosacruz.
O novo museu vai ficar anexo ao Museu Egípcio Rosacruz.| Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Curitiba vai subir um degrau no hall da história quando inaugurar o novo museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon. E este momento já tem data marcada: 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, às 10h30. O espaço, que ficará ao lado do Museu Egípcio da Ordem Rosacruz, no bairro Bacacheri, terá dois andares e réplicas de peças encontradas na tumba de um dos faraós mais famosos da história do Egito descoberta em 1922. As peças foram confeccionadas pelo laboratório do Conselho de Antiguidades do Egito, no Cairo.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

A Ordem Rosacruz já abriga o maior complexo egípcio do país com uma exposição fixa, que é trocada uma vez a cada dois anos e tem a única múmia egípcia no Brasil. O novo museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon é uma parceria com o arqueólogo egípcio e cientista Zahi Hawass, especialista na história do faraó. O ambiente será organizado em quatro seções: a descoberta da tumba de Tutankhamon; a vida do rei; religião e vida após a morte; e sepultamento.

Quem ficou responsável por desenvolver o projeto museológico e museográfico, além do design e produção de materiais audiovisuais do museu, é o Laboratório Rosso, empresa italiana que já desenvolveu dezenas de museus europeus.

De acordo com Hélio de Moraes e Marques, Grande Mestre da Ordem Rosacruz, essa será uma grande oportunidade de quem não foi ao Egito de conhecer a rica história do faraó. “O museu tem uma grande riqueza de conteúdo cultural, é uma oportunidade de conhecer um museu especial para quem gosta de egiptologia”, explica.

Ainda de acordo com Moraes e Marques, o museu gerará um impacto cultural na cidade de Curitiba. “A maior parte das peças já estão aqui e outras estão chegando da cidade do Cairo. São peças muito bonitas, vale a pena visitar”, destaca.

O novo prédio que está em fase de conclusão das obras vai contar com muralhas e templo subterrâneo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]