• Carregando...
O lado artista plástico do múltiplo Hermeto Paschoal.
O lado artista plástico do múltiplo Hermeto Paschoal.| Foto:

Prepare-se para conhecer um lado do “Bruxo” nunca antes visto. O músico, arranjador e poli-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, de 82 anos, inaugura nesta quarta (25) a exposição "Ars Sonora", parte da programação oficial da 14ª Bienal Internacional de Curitiba.

A abertura terá a presença de Hermeto Pascoal a partir às 21h no Centro Cultural Teatro Guaíra que fica na Rua XV de Novembro (n.º 971), no centro de Curitiba. A entrada é franca.

Na mostra “Ars Sonora” Hermeto Pascoal apresenta uma coleção de objetos cotidianos com interferências artísticas do músico como, por exemplo, partituras de músicas sobre utensílios de cozinha.

A mostra tem curadoria do espanhol Adolfo Montejo Navas e reúne parte do material que fizeram para um projeto chamado Calendário do Som em que o “bruxo“ (apelido carinhoso de Hermeto no meio musical) escreveu partituras de composições diárias em suportes diversos.

Em sua última entrevista à Gazeta do Povo, Hermeto falou da relação entre música e artes plásticas.

“Eu não preparo nada pra fazer, só sei que vem.. É como botar um quadro na parede... Eu não posso ensaiar as pessoas para que elas vejam o quadro como eu quero que elas vejam. Acho que é por isso que tenho um público bom, grandão. Porque as pessoas ouvem no show o estilo de música que gostam e logo depois ouvem outro que não estão acostumadas e acabam sentindo e gostando”, disse.

Leia aqui a íntegra da entrevista com Hermeto no dia de seu aniversário de 80 anos em 2016.

Nascido na cidade alagoana de Lagoa da canoa, Hermeto viveu em Curitiba por 12 anos, de 2003 a 2015 e como músico é conhecido internacionalmente por sua inventividade e experimentalismos no campo sonoro. Já lançou 24 discos e compôs milhares de músicas.

Na recente lista que divulgou os indicados ao Grammy Latino, o Oscar da música, Hermeto aparece como indicado a Melhor Álbum de música de raízes em língua portuguesa. Ele concorre com o trabalho Hermeto Pascoal e sua Visão Original do Forró. Os vencedores serão anunciados no dia 14 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]