• Carregando...
Sandro Dalpícolo divide a bancada com Luana Borba, do Amazonas.
Sandro Dalpícolo divide a bancada com Luana Borba, do Amazonas.| Foto: Divulgação TV Globo.

Quando era criança na cidade paulista de Ribeirão Preto, o repórter Sandro Dalpícolo via encantado seu avô interagir todas as noites com os apresentadores do Jornal Nacional.

“Ele não perdia uma edição e sempre respondia o ‘boa noite’ ao apresentador. É minha primeira e bonita lembrança do Jornal Nacional”, lembra Sandro.

Se ainda estivesse vivo, o “nono” Dalpícolo iria cumprimentar o próprio neto na noite desde sábado (14) quando Sandro estará sentado na bancada mais famosa da televisão brasileira.

A participação de jornalista no Jornal Nacional é parte da comemoração dos 50 anos do noticiário televisivo mais antigo da Rede Globo. A apresentadora do Jornal do Amazonas 1ª Edição, Luana Borba, fará dupla com o representante paranaense.

“A Luana é muito competente e tem um ótimo astral. Estamos unindo o Norte e o Sul do país e talvez até tenha uma pequena surpresa referente a este encontro”, disse.

Desde a última quarta-feira (11) a dupla está no Rio de Janeiro fazendo testes e pilotos para a participação deste sábado. O apresentador conta que praticamente precisou reaprender a se movimentar no estúdio.

“A preparação está sendo bem bacana, pois a dinâmica do Jornal Nacional é diferente. As muitas câmeras que captam o Jornal Nacional são operadas por pessoas que a gente não vê, que ficam atrás das luzes, a marcação do espaço é diferente e a bancada é muito ampla”, conta.

O treinamento serve, portanto, para familiarizar os âncoras com a tecnologia. "Tudo para a gente ficar à vontade para fazer o que mais importa: passar a notícia com clareza e credibilidade”.

Vergonha do vídeo

Dalpícolo é um dos mais experientes profissionais da TV no Paraná. Trabalha na RPCTV há 34 anos. Como repórter, participou várias vezes do Globo Repórter. Em 2010, lançou um livro sobre a história da TV no estado do Paraná, 'Uma Nova Luz na Sala - A História da TV Paranaense’. Em 2011, passou a ser editor-chefe e âncora do Boa Noite Paraná.

Ele conta que quando começou na carreira nunca imaginou que um dia poderia estar na bancada jornalística mais famosa do país.

“Quando comecei tinha vergonha até de aparecer no vídeo. Levei umas duras de meus editores ainda em Londrina. Devagar, a gente foi pegando o jeito, botando a cara e acabei gostando”. disse.

“A informação é uma coisa apaixonante, contar novas e boas histórias todo o dia é sempre um desafio bom para o jornalista: contar a melhor história com verdade e credibilidade e se possível, ajudar a desenvolver a sociedade e as pessoas”, diz.

Trabalho em equipe

Dalpícolo faz questão de destacar que “poucos trabalhos são tão feito em equipe como a televisão”. Para ele, estar na bancada do Jornal Nacional é uma forma de homenagear colegas que o ajudaram nestes quase 35 anos de carreira.

“Vão estar comigo na bancada todos os cinegrafistas com quem trabalhei, todos os produtores que escreveram as pautas que levei pra rua. Os editores que me ajudaram a produzir o material que levei ao ar. Comunicação é um trabalho coletivo, eu quero trazer pra cá todas as pessoas que me ajudaram nesse tempo todo”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]