• Carregando...
Edição do Country Festival 2019 foi cancelada.
Edição do Country Festival 2019 foi cancelada.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Depois de 12 edições seguidas, o Country Festival não vai acontecer em 2019. Criado em Curitiba em 2007, um dos mais importantes festivais de música sertaneja do país foi cancelado e sua sequência e formato estão sendo repensados para os próximos anos.

O evento, que tradicionalmente é em março, foi sendo adiado até que não saiu do papel, como apurado com exclusividade pela Gazeta do Povo. De acordo com o produtor Alexandre Leprevost, da empresa CWB Brasil que criou o festival, a edição deste ano foi “congelada” para uma reavaliação e novo planejamento.

Segundo o produtor, a situação econômica do país influenciou na decisão, mas são dois os principais motivos: o momento atual da música sertaneja e o esgotamento do formato do festival.

Leprevost avalia que o formato com palco, pista e área vip e backstage do Country Festival precisa ser repensado. “Fomos pioneiros nesta formatação. Muita gente nos imitou, já passou mais de uma década e o público pede outro tipo de experiência”, disse.

Além disso, a moda do sertanejo universitário, que teve seu ague no final da década passada, não tem mais a mesma força com parte do público.

“O auge da grande onda do sertanejo já passou. Hoje, o funk é o ritmo que faz a cabeça do público mais jovem que tem que tem menos de 25 anos”, avalia.

Ele aposta que para 2020 haja uma reformulação do espaço, e uma mescla maior de ritmos em mais de um palco.

O cancelamento do Country Festival é mais um indício de que o momento não é dos melhores para o mercado sertanejo em Curitiba.

As duas mais importantes casas noturnas dedicas ao sertanejo, a Woods e a Shed, fecharam as portas em 2018 e 2019 respectivamente. Leprevost afirma não acreditar no “fim do sertanejo”, mas percebe que os fãs buscam novas formas de consumir e curtir o ritmo.

“As redes sociais aproximaram demais os artistas de seu público. Desta forma, o artista deixou de ser aquele objeto de desejo que você só via uma vez por ano durante o festival”, observa.

Lenha pra queimar   

Para o produtor, no entanto, o sertanejo ainda é o segmento musical mais importante do país e tem muita lenha para queimar.

Os números dos tocadores de streaming no país seriam a prova. Na lista das mais tocadas no Sportfy e no Deezer em 2019, o cantor Gusttavo Lima lidera com folga. Na lista do ano passado, a dupla Zé Neto & Cristiano ficou na cabeça.

De certa forma, Gusttavo Lima vai ocupar o vácuo deixado pelo cancelamento do Country Festival na programação de 2019 em Curitiba.

Num evento que mistura show com festival, o cantor trará a Curitiba o Buteco com Gusttavo Lima em que recebe convidados especiais de vários estilos. O evento acontece em Curitiba no dia 30 de novembro, no Expotrade.

“Há artistas que seguem muito bem. Vamos fazer o Boteco do Gusttavo Lima e a procura indica que será um grande sucesso”, disse Leprevost que vai promover o evento.

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 56 e Sócios do Clube da Gazeta do Povo têm desconto de 50% na compra de até dois ingressos pelo site Blue Ticket.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]