• Carregando...
O Morro do Canal fica a 38km do Centro de Curitiba.
O Morro do Canal fica a 38km do Centro de Curitiba.| Foto: Prefeitura de Piraquara/Divulgação

Respirar ar puro, entrar em contato com a natureza e apreciar vistas exuberantes. Aventureiros de longa data ou iniciantes não podem perder a oportunidade de conhecer as trilhas em Quatro Barras e Piraquara, na região de Curitiba.

Mas atenção, para quem nunca fez trilha ou não conhece o caminho, o percurso pode ser pesado e com muitos obstáculos. O acompanhamento de um guia é a melhor opção para curtir a aventura com segurança. Os indicados nesta reportagem têm cadastro junto ao Ministério do Turismo. Hidrate-se bem, pegue seu tênis reforçado e confira:

Trilhas perto de Curitiba

Morro no Canal
  Do Morro do Canal fica a 38 km do centro de Curitiba. Foto: Bruno Oliveira/Prefeitura de Piraquara
Do Morro do Canal fica a 38 km do centro de Curitiba. Foto: Bruno Oliveira/Prefeitura de Piraquara | Bruno Oliveira/Prefeitura de Piraquara

Localizado a 38km do centro de Curitiba, o Morro do Canal faz parte do Parque Estadual do Pico Marumbi, em Piraquara. Com 1.369 metros de altitude a trilha leva em média quatro horas entre subida e descida. A dificuldade é moderada, pois o caminho é bem íngreme.

O percurso é sinalizado e crianças a partir de 8 anos já podem participar da aventura. O ponto de partida é na lanchonete Morro do Canal, aberta diariamente. A estrutura conta com banheiros, área para acampar, e estacionamento e custa R$ 10 e R$ 5. Partindo do mesmo posto, o visitante pode também por conhecer o Morro do Vigia e a Trilha da Torre Amarela.

SERVIÇO
Onde: Rua José Rocha Barros (última chácara no final da rua) na Estrada da Barragem
Guias:
Jefferson Favoreto Klass (41) 98459 9983;
Luci Jacomel (41) 99192 8721;
Kaohana Andrade (41) 99880 5087;
Gerson Santos de Andrade (41) 99944 5358.

Morro do Anhangava
  O Morro do Anhangava fica na Serra da Baitaca, em Quatro Barras. Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná
O Morro do Anhangava fica na Serra da Baitaca, em Quatro Barras. Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná | Atila Alberti/Tribuna do Paraná

Com aproximadamente 1h40 de caminhada e 4km de extensão, a trilha é considerada pesada por ter vários pontos com grampos para escalada, e trecho úmido mas bem sinalizado. O cume fica a 1.430 metros acima do nível do mar, com vista exuberante do litoral do estado.

SERVIÇO
Morro do Anhangava
Onde: Rua Izair Lago (em frente ao número 5520), Quatro Barras
Horário: aberto diariamente
Entrada Gratuita
Guias:
Edson de Paula (41) 99177 4237
Dennis Julian Chyla (41) 99987 2179
Vitor Augusto Simião (41) 99280 9414

Caminho do Itupava
  A caminhada do Caminho do Itupava dura entre 8 e 10 horas. Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
A caminhada do Caminho do Itupava dura entre 8 e 10 horas. Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo| GAZETA

O trecho que leva a cidade de Morretes tem 23 quilômetros de extensão, com subidas, descidas e pedras bem lisas. A trilha parte do posto do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Quatro Barras e vai até o Porto de Cima, em Morretes.

A caminhada dura de 8 a 10 horas, é preciso ter um bom preparo físico levar alimentos leves, lanterna e bastante água. No caminho histórico o aventureiro passa pelas ruínas da Casa do Ipiranga e pelo Santuário do Cadeado, além de trechos com rios e cachoeiras.

SERVIÇO
Caminho do Itupava
Onde: Rua Izair Lago (em frente ao número 5520), Quatro Barras
Horário: aberto diariamente
Entrada Gratuita
Guias:
Edson de Paula (41) 99177 4237
Dennis Julian Chyla (41) 99987 2179
Vitor Augusto Simião (41) 99280 9414

*Cuidados importantes
Para subir o Morro do Anhangava e fazer o Caminho do Itupava, os visitantes precisam passar pelo posto do IAP, fazer um cadastro e apresentar a carteirinha com vacinação em dia. Durante o percurso é proibido acampar, fazer fogueiras, jogar lixo, pescar ou caçar.

Para a segurança, é necessário que os visitantes usem roupas e calçados apropriados. Recomenda-se que os passeios sejam feitos com tempo firme, além da proibição de caminhar pelos trilhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]