• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

A lista de aprovados no vestibular de verão 2018 da PUCPR será divulgada nesta sexta-feira (20), a partir das 15h. Com a divulgação, será possível conhecer os primeiros estudantes que terão aceso ao novo sistema de ensino da instituição - baseado na formação em diferentes competências e que possibilitará graduações internacionais. De acordo com a universidade, serão divulgados os aprovados nos câmpus Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

Em Curitiba, o tradicional banho de lama para os calouros acontecerá no campus na Rua Imaculada Conceição, e terá banda com DJ, banho de espuma, pintura no rosto e outras atrações. O resultado também poderá ser consultado no site da Gazeta do Povo e no site da PUCPR.

A primeira etapa das matrículas acontece entre os dias 20 e 27 de outubro, e as próximas convocações de estudantes estão marcadas para os dias 1º, 9, 21 e 29 de novembro.

Mudanças no sistema de ensino

A instituição, que tem 58 anos de história, garante que os alunos aprovados que efetuarem matrícula farão parte da maior mudança no sistema educacional da universidade desde sua fundação. Foram investidos R$ 36 milhões para que a nova metodologia seja aplicada, e mais de 40 cursos - em cinco das oito escolas da rede - já iniciam 2018 no novo modelo.

Entre as novidades está a possibilidade de o estudante ter acesso a diferentes áreas de conhecimento com foco em empreendedorismo e inovação. Para isso, eles terão, já no primeiro semestre, o desafio de desenvolver um Plano de Vida Universitária em todos os cursos de graduação na disciplina de Filosofia.

A partir disso, o vice-reitor Vidal Martins explica que a universidade apresentará ao aluno diversas opções nas áreas de pesquisa, empreendedorismo, cultura, espiritualidade, esportes e de liderança, além de certificações por trilhas de aprimoramento profissional.

“Se o estudante tem o senso crítico aguçado, vai encontrar na trilha de pesquisa a oportunidade para resolver problemas globais e pode, inclusive, conquistar o título de mestre logo após a graduação. Se é alguém com o perfil empreendedor, seguirá uma trilha de estudos específica na Escola de Negócios e pode incluir um projeto na incubadora da universidade”, exemplifica o vice-reitor.

Certificações internacionais

Além disso, o aluno pode obter duas certificações no tempo de uma, ingressando no mercado de trabalho com duas diplomações: uma nacional e outra internacional. Isso é possível, pois a universidade fechou parceria com a instituição norte-americana Kent State University, e oferecerá algumas graduações com período integral e disciplinas ministradas por professores dos Estados Unidos.

Outra novidade deste ano é a abertura de cursos como Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Engenharia de Software e Superior de Tecnologia em Produção Digital Multiplataformas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]