• Carregando...
Lobo-marinho aproveitou estrutura de concreto do porto para descansar | Divulgação/Appa
Lobo-marinho aproveitou estrutura de concreto do porto para descansar| Foto: Divulgação/Appa

Um lobo-marinho-subantartico chamou a atenção dos funcionários do Porto de Paranaguá, no Litoral do estado, na tarde desta terça-feira (31) e atraiu os olhares curiosos até o início da manhã desta quarta (1.º). De acordo com especialistas do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal possui um ferimento no olho esquerdo, está magro e debilitado. Por isso, teria parado ali a fim de descansar.

A suspeita é que se trate de um filhote. Segundo a bióloga Camila Domit, do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos do CEM, o peso abaixo do normal não é motivo de preocupação, já que os animais que chegam à costa nesta época do ano costumam apresentar esta condição.

Veja também: Baleia e filhote são vistos em Matinhos e especialistas alertam para cuidado

No entanto, seria necessário avaliar o animal para confirmar seu estado de saúde. “E no local que ele escolheu para descanso, isso não foi possível”, informou Camila. De acordo com ela, “não tivemos como manejar o animal no pilar de cimento em que estava porque isso podia colocar em risco a equipe e o próprio lobo-marinho”. Por isso, é necessário aguardar sua nova localização para que a equipe se aproxime.

Até a manhã desta quarta, o visitante seguia sob monitoramento de especialistas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que atendem animais na área portuária. No entanto, ele voltou para o mar e, desde então, não foi mais visto.

Outras visitas

A visita de animais dessa espécie à costa paranaense não é rara. Em 2017, por exemplo, ao menos três lobos-marinhos foram vistos no Litoral do estado. E, em um dos casos, o visitante se tornou até atração para banhistas que aproveitavam a praia de Guaratuba no mês de setembro.

Além dessa espécie, já houve registros da visita de golfinhos, focas-leopardo, pinguins e de focas-caranguejeira e baleias – como as que foram avistadas na última semana. Uma baleia franca foi flagrada por pescadores próximo à orla do Balneário Barrancos, em Pontal do Paraná, enquanto a foca foi flagrada na comunidade de Ilha das Peças, na Baía de Paranaguá.

Características do lobo-marinho-subantartico

Dieta: Alimenta-se de peixes, crustáceos, cefalópodes e, ocasionalmente, de pinguins.

Longevidade: Vive entre 20 e 25 anos

Tamanho: Pode chegar a 2 metros de comprimento

Peso: Entre 50 kg e 160 kg

Localização: Atlântico Sul, Oceano Índico e Pacífico

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]