• Carregando...
Lobo-marinho atraiu a curiosidade em Guaratuba | Romualdo Stall/Arquivo Pessoal
Lobo-marinho atraiu a curiosidade em Guaratuba| Foto: Romualdo Stall/Arquivo Pessoal

O vendedor Romualdo Stall, de 38 anos, resolveu fazer um programa inusitado neste final de semana. Ele levou os três filhos pequenos para ver um visitante diferente em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Desde a quinta-feira (31), um lobo-marinho está descansando ali, nas areias brasileiras. Esses animais silvestres costumam aparecer nas praias durante o inverno, entre maio e setembro, quando as correntes marítimas onde se alimentam de peixes se aproximam do continente.

“Eu nunca tinha visto um lobo-marinho. Foi uma festa só, as crianças adoraram”, disse Romualdo, que registrou as imagens do animal. “Tinha bastante gente lá, mas os funcionários estavam orientando as pessoas que a aglomeração poderia fazer ele ficar agitado”, afirmou. 

Não é para menos. De acordo com a bióloga Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da UFPR, o lobo-marinho é uma espécie de animal silvestre protegida por várias leis nacionais e convenções internacionais. Desde quinta-feira, uma equipe do Laboratório está coletando informações biológicas e fazendo análises do estado de saúde do animal. “Infelizmente, já há relatos até de gente tentando subir no animal. Molestar esses animais pode dar multa de até R$ 5 mil e de 2 a 5 anos de reclusão”, alerta Camila. 

LEIA MAIS: Tribunal ordena corte das cordas vocais de cães que ‘latem demais’

“Eles podem migrar mais de 10 mil km, subindo com as correntes marítimas. Nosso litoral é área de alimentação deles”, explica a bióloga. “Assim que passar a temporada do inverno esses animais voltam para o Sul para se reproduzir. Mas, por enquanto, este que está aqui pode voltar para o mar para comer e voltar para a praia para descansar. Ele pode ficar aqui por várias semanas”, diz Camila. 

“O importante é que as pessoas não deem comida para eles [...], evitem se aproximar muito e levar cachorros para a praia. Isso pode estressar o animal”, afirma. “É um animal grande e da família dos cachorros, então tem os dentes caninos afiados. Se ele se sentir ameaçado, pode se defender”, alerta.

LEIA MAIS:Além das capivaras: biólogos levantam a fauna no Parque Barigui; veja fotos

Segundo a bióloga, este é o terceiro lobo-marinho que aparece no Litoral do Paraná nesta temporada. Além dessa espécie, já houve registros da visita de golfinhos, baleias, focas-leopardo, focas-caranguejeira e pinguins em outras temporadas. Dependendo das correntes, esses animais podem subir ainda mais: há registros de aparecimentos até mesmo no litoral da Bahia.

Romualdo Stall/Arquivo Pessoal
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]