• Carregando...
Macaco Bugio. Foto: Marco Charneski / Tribuna do Paraná.
Macaco Bugio. Foto: Marco Charneski / Tribuna do Paraná.| Foto: Tribuna do Paraná

A Secretaria de Saúde do município de Guaratuba, no litoral do Paraná, investiga a morte de um macaco Bugio por suposta infecção por febre amarela. O animal foi encontrado morto na última quinta-feira (21) numa via localizada na zona rural do município, conhecida como “Estrada do Descoberto”. À imprensa, o secretário de saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, afirmou que amostras de sangue do Bugio foram coletadas para certificação da causa de sua morte.

Um dia antes, na quarta-feira (20), foi encontrado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, outro macaco morto. O animal estava na localidade de Botiatuva e a suspeita é de que também tenha febra amarela. Amostras foram coletadas para confirmar a suspeita.

LEIA TAMBÉM >>> João-de-barro constrói casa “com janela” em Curitiba

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), na semana passada, 12 animais já foram examinados por suspeita da doença no Paraná, desde o mês janeiro. Destes, 4 tiveram a infecção comprovada. Ainda conforme a Sesa, o número de casos da doença entre seres humanos, no estado, aumentou desde o início do mês de março. Ao todo, 12 pessoas contraíram febre amarela desde o dia 1° de julho de 2018. Destas, uma morreu, no município de Morretes, no litoral, no começo do mês.

De acordo com o balanço da secretariam os 12 casos confirmados da doença se dividem entre os municípios de Antonina, Adrianópolis, Morretes, Curitiba, Campina Grande do Sul, Piraquara e São José dos Pinhais. Ao todo, a Sesa emitiu 224 notificações em todo o Paraná e ainda investiga 61 possíveis novos casos.

A Secretaria de Saúde orienta a população sobre as formas de contágio e reforça que o macaco não transmite a doença. Para mais detalhes, a Tribuna do Paraná tentou contato com a Secretaria de Saúde de Guaratuba neste domingo (24), porém as chamadas não foram atendidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]