Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Em 2016, passeata reuniu 140 mil fiéis | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo
Em 2016, passeata reuniu 140 mil fiéis| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

A Marcha para Jesus, passeata evangélica, ocorrerá no sábado (20) e vai provocar mudanças no trânsito em Curitiba. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o evento deve reunir 150 mil pessoas na parte da manhã, período em que diversas ruas do Centro da cidade ficam bloqueadas e cerca de 50 linhas de ônibus sofrem desvios.

Veja o mapa de ruas bloqueadas pela passeata

Para receber os caminhões de som do evento, o cruzamento da Rua Conselheiro Laurindo com a Rua Alfredo Bufren terá o acesso impedido a partir da zero hora de sábado. Nesse horário, o bloqueio também fica estendido às ruas José Loureiro e Benjamin Constant.

Veja as linhas de ônibus que sofrem alteração por causa da Marcha para Jesus

De acordo com a secretaria, os fiéis começam a chegar na Praça Santos Andrade, ponto de encontro da marcha, às 7h. A partir das 10h, os participantes seguem em caminhada até o Palácio do Iguaçu, no Centro Cívico. Por isso, ficam fechados das 6h às 11h30 os acessos aos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com Rua Amintas de Barros e da Rua XV de Novembro com Rua Tibagi, locais que também serão usados para estacionamento de carros da organização da passeata.

A marcha segue pela Avenida Marechal Deodoro, passa pela Praça Tiradentes, em seguida pela Avenida Candido de Abreu até a concentração na Praça Nossa Senhora de Salete, e se concentra em um palco em frente ao Palácio Iguaçu. Todas as ruas do trajeto da marcha ficam completamente bloqueadas.

As ruas serão desbloqueadas pela Setran depois que a marcha passar. A expectativa da secretaria é de que todas as vias tenham sido liberadas até meio-dia.

De acordo com a página do evento no Facebook, o objetivo da marcha evangélica, que está na 25.ª edição, é comemorar os 500 anos da reforma protestante.

Ônibus

A Marcha para Jesus também altera o percurso ou desativa pontos de pelo menos 54 linhas de ônibus do transporte público de Curitiba. Segundo a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), que gerencia o sistema de transporte da cidade, as mudanças começam às 8h permanecem até 22h.

Veja os ônibus que serão alterados na manhã de sábado:

- Das 8h às 13h

Linhas Convencionais - Alcides Munhoz/Jardim Botânico; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Cajuru; Cristo Rei; DETRAN/Vicente Machado; Hugo Lange; Sagrado Coração; Alto Tarumã; Tarumã; Higienópolis;Rua XV/Barigui; Itupava/Hospital Militar; Jardim Social/Batel; Augusto Stresser; Juvevê/Água Verde; Cabral/Osório; Água Verde/Abranches; Mateus Leme; Abranches; Jardim Chaparral; Vila Suíça; Raposo Tavares; Vila Nori; Vila Kosmos; Bracatinga; Primavera; Nilo Peçanha; Bom Retiro/PUC; Universidades; Jardim Mercês/Guanabara; Canal da Música/Vista Alegre; Júlio Graf; Santa Felicidade, São Bernardo; Jardim Itália.

Linha Direta – Sítio Cercado (sentido anti-horário).

- Das 9h às 21h

Linha Turismo – por causa do bloqueio das ruas centrais, os ônibus da Linha Turismo mudam o trajeto e circulam também em trechos da canaleta exclusiva do Eixo Estrutural Norte.

- Das 10h às 12h

Linha Direta - Bairro Alto/Santa Felicidade.

- Das 10h às 13h

Linha Diretas – Santa Cândida/Pinheirinho; Pinhais/Campo Comprido; CIC/Cabral.

Linhas Convencionais – Nossa Senhor de Nazaré; Barreirinha.

- Das 10h às 22h:

Linhas convencionais – Estribo Ahú; Fernando de Noronha; Laranjeiras; Paineiras; Santa Gema; Ahú/Los Angeles; Marechal Hermes/Santa Efigênia.

Linhas Diretas – Inter 2 (sentidos anti-horário e horário); Barreirinha/Guadalupe.

Linha Interbairros – Interbairros I (sentidos anti-horário e horário).

Colaborou: Cecília Tümler

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]