• Carregando...
Praça Ryu Mizuno recebe o primeiro evento da Primavera Cultural no Jardim  das Américas neste sábado. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Praça Ryu Mizuno recebe o primeiro evento da Primavera Cultural no Jardim das Américas neste sábado.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Moradores do Jardim das Américas, em Curitiba, se mobilizam para tentar afastar usuários de drogas e marginais das praças do bairro. E, apesar da iniciativa ter apoio da Polícia Militar (PM), o objetivo é que a paz volte sem a atuação policial, apenas por meio da força de vontade dos próprios vizinhos. Para isso, o Conselho de Segurança (Conseg) do bairro organiza a Primavera Cultural, uma série de eventos para que a própria população ocupe as praças. A primeira edição será neste sábado (1.º) na Praça Ryu Mizuno e a expectativa é de público de 2 mil pessoas.  

Os encontros nas praças do Jardim das Américas terão apresentações musicais, circo, exposições da PM e food trucks que oferecerão espetinhos, hambúrgueres, churros, crepes e waffles. A ação começa às 10h e segue até às 20h na Praça Ryu Mizzuno. “Nosso objetivo é atrair a população às praças, afastando marginais dali”, explica a advogada Margareth de Andrade Nascimento, presidente do Conseg.

- Leia também - Prefeitura promete remover pichações do Centro Histórico de Curitiba

Segundo ela, a ideia surgiu durante reuniões do Conseg, nas quais moradores reclamaram do número de usuários de drogas nas praças e da falta de segurança que isso trazia aos visitantes. “A população está parando de frequentar nossas praças, o que deixa os espaços livres para nóias e marginais”, lamenta. 

Primavera Cultural é organizada pelo Conselho de Segurança dos moradores do Jardim das Américas.Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

- Veja mais - Comércio de Curitiba expande horário de atendimento para o Natal

Diante da situação, o Conseg decidiu organizar eventos públicos para atrair famílias do bairro para os logradouros públicos. A primeira praça escolhida é a Ryu Mizzuno, na Rua Vicente Salvador, conhecida pelo portal japonês. “O espaço é grande, ótimo para crianças e para pessoas que querem passear com cães. Sem contar que oferece várias vagas de estacionamento ao redor”, comenta Margareth.

O evento contará com apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), participação da Banda Lyra Curitibana e com exposição do acervo da Academia da Polícia Militar. 

Os visitantes também poderão doar livros e alimentos nas praças. “Os livros arrecadados vão para a implantação de uma biblioteca itinerante no bairro, enquanto os alimentos serão doados à creche mantida pela Igreja do Nazareno”, comenta a presidente do Conseg. 

Outras praças

A proposta é expandir o projeto para outras praças do Jardim das Américas. A próxima, segundo a advogada, será a Lafayette Queirollo, que já foi completamente abandonada pela população. “Essa é a praça com menos ocupação por parte dos moradores e com maior número de nóias, mas vamos retomá-la também. Esse é o objetivo”, prometeu Margareth, que deve divulgar a data do evento em breve. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]