• Carregando...
 | Divulgação/Fundação Cultural de Curitiba
| Foto: Divulgação/Fundação Cultural de Curitiba

Morreu no início da manhã desta quinta-feira (21) o carnavalesco e ex-diretor executivo da Fundação Cultural de Curitiba Glauco Souza Lobo. Um dos principais incentivadores do carnaval curitibano e importante figura do movimento negro da cidade, Lobo faleceu no Hospital Cruz Vermelha, cerca de um mês antes de completar 80 anos.

Nascido em Niterói em 25 de março de 1939, o carnavalesco se mudou para Curitiba em 1945 e, ao longo da vida, se apaixonou pela cidade. Em 2005, tornou-se cidadão honorário do município, depois de atuar como diretor executivo da Fundação Cultural, entre 1983 e 1986, e como secretário do turismo, também na década de 80.

Veja também: Morre o locutor oficial do carnaval de Curitiba

Apaixonado pelo carnaval desde a infância, foi presidente de duas escolas de samba ao longo da vida, a Não Agite e a Embaixadores da Alegria - além de ter incentivado esta e outras festas populares durante o período em que esteve a frente da Fundação Cultural.

Foi fundador do Instituto Ilu Aye Odara, entidade participante do Fórum das Entidades do Movimento Negro do Paraná, e atuou defendendo e apoiando a cultura afro-brasileira, do movimento negro e da comunidade umbandista.

De acordo com o serviço funerário municipal, o corpo de Glauco Souza Lobo será velado na capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. O sepultamento está previsto para às 11 horas desta sexta-feira (22).

Devido à sua importância para o carnaval curitibano, Lobo será homenageado pela prefeitura e pela União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba e Região Metropolitana durante dos desfiles programados para os dias 2 e 3 de março, na Avenida Marechal Deodoro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]