• Carregando...
Professor Hamilton Bettes Júnior morreu em decorrência de complicações cardíacas
Professor Hamilton Bettes Júnior morreu em decorrência de complicações cardíacas| Foto: Arquivo da família

O Paraná perdeu nesta segunda-feira (11) um dos maiores expoentes do magistério no uso da criatividade e recursos para ensinar Geografia. Morreu em Curitiba aos 76 anos, acometido por problemas cardíacos, o professor Hamilton Bettes Júnior, profissional que dedicou a vida ao ensino pré-vestibular, atuando no Curso Positivo desde 1973 e em outras instituições educacionais de ensino médio, além do ensino superior na PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Inscreva-se aqui para receber as principais notícias do PR em seu celular

Professor Hamilton deixou imensa obra, com mais de 20 livros didáticos publicados por várias editoras que somam tiragem de mais de 800 mil exemplares vendidos. Nos últimos 5 anos produziu 12 novos títulos e uma completa coleção de livros de Geografia que está em edição final para publicação.

Energia e vitalidade foram sua marca na produção e apresentação de aulas por mais de 50 anos. Desses, 45 anos foram no Curso Positivo, em que se aposentou em 2017. Não só trazia o mundo para dentro da sala de aula como fez também do mundo a sua sala de aula. Não media distâncias para buscar conhecimento, viajando pelos quatro continentes em busca de imagens originais que pudessem retratar e ilustrar as aulas, livros e materiais didáticos. Dizia que “se o aluno não aprende é porque o professor não soube ensinar”.   E para comprovar sua filosofia de trabalho, quando subia ao tablado no curso preparatório ao vestibular, ou quando tinha qualquer grupo de estudantes à sua frente ávidos para compreender a matéria, era seu entusiasmo que gerava enorme transformação. Carregando mapas, cartazes, compassos e réguas, ele se transformava num grande ator. Interpretava histórias, criava improvisos com seu próprio texto para sanar dúvidas, facilitar a compreensão, buscar exemplos e fazer analogias com a realidade do estudante.

Professor Hamilton liderava os estudantes em excursões de aprendizado

Sua dedicação ia muito além da sala de aula, esforçando-se constantemente para estar com seus alunos em excursões aos lugares históricos e pitorescos do país para, in loco, oferecer uma lição que sempre levava à geografia, com abordagem sobre a cultura, economia, características demográficas e os aspectos físicos. Viagens que se tornavam aulas inesquecíveis.

Foi um talento da educação, que ao longo da carreira se dedicou ao ensino de mais de 250 mil alunos, somente no ensino pré-vestibular. A educação brasileira fica com o legado da sua enorme obra nos livros didáticos que ensinam a Geografia aos estudantes de todos os níveis. O corpo do professor Hamilton Bettes Júnior será velado das 10h às 16h desta terça-feira, 12 de abril, no Memorial Luto Curitiba – Avenida Presidente Kennedy, 1013. Às 16 horas, haverá uma cerimônia de despedida, no mesmo local.

O Professor Hamilton deixa a esposa, cinco filhos (1 in memorian) e 6 netos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]