• Carregando...
Motorista tem o carro benzido na igreja das Mercês. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Motorista tem o carro benzido na igreja das Mercês.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A primeira sexta-feira do ano é um dia especial para muitos motoristas de Curitiba, que vão até a igreja da Paróquia Nossa Senhora das Mercês para ter seus veículos abençoados pelos freis capuchinhos. É o caso da pedagoga Elin Novatzki, 47 anos, que desde criança vai à igreja receber a bênção não apenas de seu carro, mas também de a toda a família. A bênção dos freis já é uma tradição na capital há 63 anos e Elin diz não perder nenhuma.

- Imagens - capuchinhos benzem os carros e motos

“Não dá para começar o ano bem sem receber a bênção dos capuchinhos. Viemos pedir proteção de Deus no trânsito e em nossas vidas no geral”, explica a pedagoga, que abençoou o veículo da família e depois foi receber a bênção dentro da igreja. Ela lembra que já sofreu dois acidentes, nos quais acredita que só não saiu ferida pela proteção divina. “Eu tenho fé que foi Deus que me protegeu e não permitiu que nada de ruim acontecesse”, acrescenta Elin, que também levou a mãe à igreja, a dona de casa Carolina Cordeiro, 74 anos, e ainda vai ter as duas irmãs abençoadas pelos capuchinhos nesta sexta-feira.

Elin Novatzki e a mãe, Carolina Cordeiro, não deixam de receber a bênção dos capuchinhos há 40 anos.Jonathan Campos/Gazeta do Povo

- Veja também - Excesso de velocidade assusta pedestres no binário Mateus Leme/Nilo Peçanha

O professor Osmir Jugler, 55 anos, foi outro devoto que atravessou a cidade, saindo do bairro Boa Vista, para receber a bênção. Ele também acredita ter saído ileso de um acidente graças à bênção dos capuchinhos, a qual recebe há 40 anos. “Graças a Deus, só tive prejuízos materiais. Me sinto muito bem quando saio daqui. Sinto que estou protegido”, reforça.

A médica cirurgiã Juliana Vicentini vai em busca da bênção há dez anos. “Desde que ganhei meu primeiro carro”, pontua. “Hoje em dia o trânsito está tão violento. Acho importante essa proteção”, justifica ela que mora no bairro Vista Alegre.

Médica Juliana Vicentini recebe a bênção dos capuchinhos.Jonathan Campos/Gazeta do Povo

- Leia também - Disputa entre motoristas de aplicativos e taxistas cria guerra fria em porta de shopping

A previsão é que, nesta sexta-feira (5), 15 mil carros e motos passem pela igreja entre as 6h e 21h. Para dar conta , 40 freis estão de prontidão para fazer o atendimento aos fiéis — com direito a religiosos vindos do interior e até mesmo do Paraguai para ajudar. A bênção está sendo realizada nos dois lados na Avenida Manoel Ribas e também na rua ao lado, a Júlio Perneta.

O frei Davi Nogueira Barboza, superior do Convento Nossa Senhora das Mercês, explica que a bênção, realizada há 63 anos em Curitiba, já é uma solicitação da própria comunidade. “A bênção é sempre uma invocação da proteção de Deus sobre as pessoas e os objetos”, destaca. “Toda sexta-feira é o grande dia da bênção, porque foi o dia que Jesus morreu por nós — a maior expressão de amor de Deus para conosco. A primeira sexta do ano é, então, muito especial neste sentido”, acrescenta.

CIC

Quem não puder passar na Igreja dos Capuchinhos nesta sexta-feira terá outras oportunidades para ter o veículo abençoado. Cinco mil carros são esperados no Santuário São Leopoldo, no CIC, para a bênção no domingo (7). Por lá, 15 freis capuchinhos irão abençoar carros e pessoas das 8h às 21h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]