• Carregando...
Fiscalização de motos na Praça Tiradentes semana passada:  escapamentos barulhentos irritam. | Cassiano Rosario/Gazeta do Povo
Fiscalização de motos na Praça Tiradentes semana passada: escapamentos barulhentos irritam.| Foto: Cassiano Rosario/Gazeta do Povo

Vaidade de muitos motociclistas e uma das principais causas da poluição sonora nas grandes cidades, as motos com escapamentos adulterados estão na mira dos agentes de trânsito em Curitiba. Em poucos mais de uma semana, três operações exclusivas de fiscalização de motociclistas da Superintendência de Trânsito (Setran) guincharam três motos por excesso de barulho. E a prefeitura promete fechar o cerco ainda mais.

Semana passada, blitz no bairro Boa Vista reteve duas motos que transitavam com o escapamento adulterado. Na última terça-feira (12), mais uma operação apreendeu outra moto com o mesmo problema, desta vez, no Centro, próximo do Terminal Guadalupe.

Circular com o escapamento adulterado se enquadra em infração grave no Código Brasileiro de Trânsito, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. O proprietário da moto recolhida também tem de pagar uma taxa diária de R$ 25,38 do pátio de veículos apreendidos da Setran.

- Leia também - Em 9 dias, 77 veículos são guinchados em operações de fiscalização da Setran

De acordo com o diretor de Fiscalização da Setran, Wagnelson de Oliveira, a decisão de endurecer a linha contra motos barulhentas vem não apenas da necessidade de se cumprir a lei, mas muito das constantes reclamações na Central 156. “O povo reclama o tempo todo. Entram solicitação pela Central 156 e de tudo quanto é lugar. Então estamos fazendo as fiscalizações dando ênfase para verificar se existe adulteração ou não do escapamento”, afirma o diretor.

Em uma das reclamações encaminhadas ao 156 em janeiro, um morador do bairro Água Verde pede a criação de uma campanha de conscientização para evitar esses ruídos nas ruas. “Tem pela cidade um verdadeiro bando de motoqueiros, que são diferentes dos motociclistas, que simplesmente retiram os silenciadores dos escapamentos e infernizam a vida de todos com um ruído ensurdecedor”, reclama o cidadão.

- Veja mais - Polícia prende golpistas que usavam mídias sociais para extorquir quem teve carro roubado

Oliveira explica que não está nos planos da Setran blitze específicas para verificar escapamentos modificados. Este é um dos pontos verificados pelos agentes nas fiscalizações. Mesmo assim, o representante da Setran admite que a questão dos escapamentos tem ganhando uma atenção especial nas operações. “Assim como sempre fiscalizamos o porte da documentação do veículo, o porte da documentação do condutor, vamos fazer um trabalho de fiscalização mais eficiente quanto aos escapamentos”, garante o diretor.

São José dos Pinhais

Não é só em Curitiba que motos com escapamento adulterado estão entrando na mira dos agentes de trânsito. Em São José dos Pinhais, na região metropolitana, operação conjunta entre a Guarda Municipal e Polícia Militar sexta-feira passada (8), enquadrou os motociclistas que transitavam com os escapamentos adulterados. A operação se espalhou por vários pontos dos bairros Rio Pequeno e Quissisana com 32 agentes e 16 viaturas. Ao final, foram 17 motocicletas foram recolhidas e 21 infrações emitidas. Tango a Guarda Municipal quanto a PM prometem manter a parceria e intensificar a fiscalização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]