• Carregando...
 | Picasa/NASA
| Foto: Picasa/NASA

Quem olhou para o céu de Curitiba na noite da última sexta-feira (16) se espantou com uma presença diferente entre as estrelas. Um ponto luminoso se movendo de maneira incomum chamou a atenção de alguns curitibanos, que chegaram a acreditar que poderia se tratar de alguma visita extraterrestre. No entanto, a explicação é bem mais simples, já que a luz era apenas da Estação Especial Internacional (ISS, em inglês).

De acordo com o site Heavens Above, que faz o registro de eventos astronômicos, a passagem da ISS sobre Curitiba durou pouco menos de quatro minutos. Por volta das 19h04, o ponto de luz foi visto por moradores de diversos bairros, que foram às redes sociais tentar descobrir o que era aquele brilho diferente.

Veja também: Placas de carros estão abandonadas na rua desde a enchente da semana passada

Como aponta a página, a magnitude do brilho era de -3,8, o que significa que a ISS estava bem aparente no céu noturno a ponto de ser confundida com outros objetos.

E quem perdeu a passagem do “OVNI curitibano” vai ter uma nova chance às vésperas do aniversário da cidade. Na madrugada do próximo dia 28, a partir das 5h18, a estação volta a passar sobre a cidade e estará tão visível quanto na sexta-feira. Como aponta o Heavens Above, a magnitude do brilho será de -3,5, ou seja, bastante intenso. A passagem deve durar cerca de dois minutos.

Visita recorrente

Embora tenha chamado a atenção dos curitibanos neste fim de semana, a passagem da ISS sobre a capital não é tão incomum assim. Como explica o diretor do Parque da Ciência, Anísio Lasievicz, a estação dá cerca de 15 voltas em torno da Terra por dia. O problema, detalha o especialista, é que muitas vezes isso acontece durante o dia, no meio da madrugada ou quando o céu está encoberto, o que impede que ele seja visto.

A última vez que a Estação Especial Internacional esteve tão visível assim em Curitiba foi em novembro, quando a combinação de tempo bom e horário acessível permitiu que os curitibanos observassem a passagem dos astronautas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]