• Carregando...
Luva com neve
Cidades da região Sul do Paraná podem ter neve entre sexta-feira e sábado| Foto: Imagens Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online

O Simepar reforçou nesta quinta-feira (1°) a previsão para neve no Paraná, tal como as simulações meteorológicas já vinham apontando deste do início da semana. As condições climáticas favorecem a formação do fenômeno na madrugada de sexta-feira (2) para o sábado (3) na região Sul do estado, mais especificamente nas cidades de Palmas e General Carneiro. Em Curitiba, porém, o fenômeno não deve acontecer, mas o frio deve impactar a capital de outra forma com a incidência de chuva congelada.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, na manhã de quinta-feira (1.º), os satélites do Simepar apontavam condições favoráveis para a primeira neve paranaense de 2019. “O modelo continua favorecendo a neve nas cidades mais ao Sul e o índice de erro é um pouco menor conforme vai chegando o dia”, destaca a especialista.

Todos esses requisitos batem com o que está previsto para acontecer a partir da noite de sexta-feira em Palmas e General Carneiro — as cidades mais geladas do Paraná. “Vai ingressar uma frente fria que passa rapidamente. Na retaguarda dela vem uma massa de ar polar. É como se elas viessem praticamente juntas”, informa Ana Beatriz.

ALERTA DE RESSACA: Marinha alerta mar agitado e ventos fortes no Litoral das regiões Sul e Sudeste

Para que a neve seja registrada, é preciso uma combinação de fatores. “Para ter a neve, é preciso ter umidade e uma massa de ar frio que deixe as temperaturas baixas, não só na superfície, mas também em uma camada da atmosfera e não pode chover forte”, explica a meteorologista.

Chuva congeladas em Curitiba

Já quem espera ver os flocos de neve caindo sobre a capital paranaense vai ter que se contentar com as lembranças do inverno de 1975. Em Curitiba, o fenômeno não deverá acontecer porque as condições descritas pela meteorologista não acontecem. “A tendência é que a noite da sexta-feira até sábado continue chovendo de maneira mais forte do que o necessário para neve, além de que a temperatura vai estar um pouco mais elevada do que nas regiões onde há previsão do fenômeno”, destaca Ana Beatriz.

Por causa disso, Curitiba tem chances de presenciar outro fenômeno: a chuva congelada. Apesar de parecido, a chuva é diferente da neve. “A região da nuvem vai estar muito fria e a gota de chuva pode congelar e se transformam em pequenos floquinhos de gelo”, esclarece Ana Beatriz.

A onda de frio deve atingir o Paraná nesta sexta-feira e influenciará o tempo até a próxima segunda (4). Além da neve e da chuva congelada, há previsão de geada em grande parte do estado no domingo (3).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]