• Carregando...
Imagem do início das obras | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo
Imagem do início das obras| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

O binário do bairro Santa Quitéria que chegou a ter a inauguração cancelada pela prefeitura nesta semana, deve começar a funcionar nesta sexta-feira (6), a partir das 15h. Ao entrar em funcionamento, as ruas Major França Gomes e João Alencar Guimarães passam a ter sentido único de circulação para veículos no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Herbert Neal. Segundo a prefeitura, com a mudança, cerca de 20 mil motoristas que trafegam diariamente pela região serão beneficiados.

Para orientar os motoristas, desde o início da tarde, agentes de trânsito estarão na região para organizar o fluxo de veículo. Segundo a Superintendência de Trânsito (Setran), os agentes darão orientações aos motoristas nos dez dias seguintes à implantação do binário. Caso seja necessário, continuarão o trabalho no binário por mais dias.

Leia também: 17 bairros de Curitiba ficarão sem luz nos próximos dias. Confira quais

O que muda no trânsito

A João Alencar Guimarães é a continuação da Avenida Iguaçu e seguirá no sentido bairro. Já a Major França Gomes irá no sentido Centro, até encontrar a Avenida Getúlio Vargas. As duas ruas ligam os bairros Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido.

O binário terá extensão aproximada de três quilômetros - contando as três primeiras quadras da João Alencar Guimarães, que já têm sentido único. Como preparação para a mudança, a rua João Alencar Guimarães recebeu novo pavimento, além de nova sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura no pavimento).

Também foram instaladas duas faixas elevadas em pontos com grande circulação de pessoas. Uma delas fica logo após a Rua Herbert Neal e funciona como uma ilha de travessia no meio da pista. A segunda faixa elevada foi colocada em frente à Igreja Batista Memorial de Curitiba e ao lado do Centro de Educação Infantil Matita Perê.

O que diz a vizinhança

A recepcionista Terezinha Aparecida Carlin Ribeiro, 50 anos, trabalha na esquina das ruas Major França Gomes e Pretextato Taborda Júnior e diz que o binário, mesmo antes de inaugurar, trouxe melhoria na sinalização. “Já aconteceram dois acidentes bem aqui na esquina, porque a sinalização era ruim, agora já melhorou. Nos horários de movimento, passa bastante carro, principalmente no fim da tarde, e com a mudança de sentido os motoristas terão mais visão para sair da Pretextato e entrar na principal”, analisa.

Para a Mara Rúbia Mayorka, 43, médica veterinária que mora na João Alencar Guimarães há 40 anos e trabalha na Major França Gomes (as duas ruas que mudam de sentido), o binário é uma ótima transformação para a região, principalmente porque, em horário de pico, chegar em casa é sempre um transtorno.“Acho um benefício, um desenvolvimento para o bairro. Vai facilitar bastante a minha ida para casa, porque, hoje em dia, da Avenida Presidente Arthur (da Silva) Bernardes até a ponte perto da Uniandrade (Rua João Scuissiato), o trajeto leva trinta e cinco minutos. Minha expectativa é de que tudo melhore”, conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]