• Carregando...
Obra de implantação de iluminação no Parque Tingui. Curitiba, 20/09/2018. Foto: Luiz Costa/SMCS | Luiz Costa/
Obra de implantação de iluminação no Parque Tingui. Curitiba, 20/09/2018. Foto: Luiz Costa/SMCS| Foto: Luiz Costa/

Após reclamações constantes de falta de segurança, a prefeitura anunciou que vai reforçar a iluminação do Parque Tingui, no bairro São João, em Curitiba. Serão instalados 226 postes no trecho de 4,5 quilômetros de ciclovia e também no estacionamento, próximo à Avenida Fredolin Wolf. Eles terão luminárias de LED de 70 watts. Segundo a prefeitura, o objetivo é melhorar o local para os usuários praticarem esportes à noite, como a corrida e a caminhada. Mas a medida também deve colaborar para inibir a ação de bandidos, principalmente os que costumam cometer crimes de furto e roubo de celulares e veículos.

Em matéria da Gazeta do Povo de outubro de 2017, a falta de segurança no local era tão evidente que, poucos dias após o lançamento da Operação Parque Protegido, que previa aumentar o policiamento e a segurança nos parques de Curitiba, ocorreram dois arrombamentos a carros no Parque Tingui. Na época, segundo os usuários, praticamente não havia policiamento no local e os bandidos roubavam celulares e abriam carros a qualquer hora do dia.

Leia também: 7 vítimas são amarradas em assalto a loja de placas de veículos na região de Curitiba

Por meio de nota, na época, a Guarda Municipal (GM) informou que fazia rondas constantemente no local, inclusive com aumento de efetivo por causa da Operação Parque Protegido. Após receber os relatos das ocorrências e tomar conhecimento das reclamações dos frequentadores ouvidos pela reportagem, a GM disse que tinha um planejamento constante de reorganização do efetivo e estudaria a volta da presença fixa de guardas no módulo do Parque Tingui.

Veja também: Bope investiga explosão que feriu gravemente PMs do Esquadrão Antibombas

A nova iluminação no parque deve contribuir para diminuir as ocorrências. Segundo o Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas, a implantação da estrutura necessária para a instalação dos postes já começou. Nesta semana, a equipe da empresa contratada realiza escavações para passar a tubulação necessária à rede elétrica subterrânea. A partir da semana que vem, começa a colocação dos postes, que terão luminárias de LED de 70 watts. O serviço será concluído em até dois meses.

Outros locais

Nesta semana também começou o serviço na cancha da Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC. Segundo a prefeitura, o Parque Tingui e a praça da Vila Nossa Senhora da Luz estão entre os 125 espaços da cidade que receberão luminárias, projetores, postes e circuitos elétricos. São parques, praças, academias ao ar livre, canchas, quadras, ciclovias em todas as regiões da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]