i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Explosão de casos

Greca apela para governo, RMC e rede particular abrirem mais leitos de Covid-19

    • PorMarcos Xavier Vicente
  • 20/11/2020 09:24

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, fizeram dois apelos na entrevista coletiva desta sexta-feira (20) para frear o novo avanço da pandemia de Covid-19: que a população aumente os cuidados com prevenção e que as outras autoridades de saúde reforcem os leitos exclusivos de coronavírus. Já a decisão de mudança ou não da bandeira amarela para laranja, com restrições de algumas atividades, será tomada somente com a análise de mais índices na tarde desta sexta.

O primeiro apelo foi para que a população redobre os cuidados preventivos, principalmente evitando aglomerações. Quinta-feira (19), a capital bateu recorde de novos casos em toda a pandemia, com 1.381 infecções e chegou a 87% de ocupação das UTI. Nesta sexta, seis hospitais de Curitiba já bateram a capacidade máxima de ocupação nas UTIs.

“Nós todos abrimos a guarda, a sociedade abriu a guarda, descuidou da responsabilidade sanitária, principalmente de não promover eventos e aglomerações”, foi enfático o prefeito na abertura da entrevista coletiva. “A gente compreende que são nove meses longos de pandemia, que os jovens, as famílias, os amigos, as igrejas querem se reunir, mas não dá para abrir a guarda”, cobrou Greca.

Nesta sexta, por exemplo, a prefeitura está averiguando a realização de duas festas raves, de música eletrônica. “Não dá para as pessoas se aglomerarem das 10 horas da noite às 7 horas da manhã nessa situação que estamos”, cobrou a secretária Márcia Huçulak.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

O outro apelo feito pela prefeitura é para que toda a rede de saúde, incluindo governo do Paraná, hospitais particulares e prefeituras da região metropolitana, reabram mais leitos exclusivos de Covid-19. Terça-feira (17), a prefeitura de Curitiba anunciou a suspensão de cirurgias eletivas – sem emergência – do SUS em 12 hospitais, o que deve reforçar em mais 24 leitos exclusivos de Covid-19 a partir da semana que vem.

Decisão que o prefeito Rafael Greca pediu que também seja tomada por outras autoridades de saúde.  “Apelo ao governo do estado e colegas das cidades vizinhas para se empenharem no combate ao coronavírus. Peço aos hospitais que acabem com as cirurgias eletivas para termos mais leitos”, pediu Greca.

PODCAST PEQUENO EXPEDIENTE: Recorde de casos, números disparando: relaxamos e o coronavírus aproveitou

Em São José dos Pinhais, por exemplo, a prefeitura de Curitiba solicitou a reabertura de dez leitos de Covid-19 que foram desativados para não sobrecarregar o sistema da capital. “Entrei em contato com a colega da Saúde de São José dos Pinhais para que reabra esses leitos. Nós precisamos deles”, aponta a secretária de Saúde de Curitiba. Em entrevista ao Meio-Dia Paraná desta sexta, a secretária municipal de Saúde de São José dos Pinhais confirmou que vai reabrir os leitos.

Já o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, disse ao Bom Dia Paraná da RPC na manhã desta sexta, antes da coletiva na prefeitura, que por enquanto o estado não vai suspender cirurgias eletivas por ainda não haver necessidade. Entretanto, o governo do estado já avalia a reativação de mais leitos para tratamento de Covid-19.

Estrutura

Greca garantiu que a estrutura de Curitiba segue capaz de suportar a demanda na pandemia. "Nossa estrutura de SUS é robusta, com equipes qualificadas", disse o prefeito na coletiva. O prefeito também informou que está não só reativando aparelhos que estão desligados mas também comprando novos equipamentos para o tratamento de pacientes infectados.

Márcia Huçulak garante que não faltará remédios e equipamentos para as equipes de saúde neste novo avanço da pandemia. "Nosso sistema é dos melhores do Brasil, temos apoio do governo federal, que vais nos oferecer mais monitores [de UTI]", complementou a secretária. "A estrutura já está na cidade. Nosso almoxarifado está abarrotado de EPIs, não vai faltar. Nossas equipes de compras estão repondo materiais. Não está faltando nada nas UPAs e hospitais", garante Márcia.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Adonis

    29/12/2020 3:25:04

    Porque o excelentíssimo (ou esse lentíssimo) prefeito não adota o protocolo do tratamento precoce, tal qual orientado pelo Ministério da Saúde e que tem feito toda a diferença na cidade de Porto Feliz/SP? Será que é por alinhamento ao tucano Dória e àqueles que se valem da pandemia como arma política para quebrar o país e submeter as pessoas à ditadura sanitária?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ricardo

      ± 6 minutos

      pq ele ñ se interessa em acabar com a pandemia, com ela, ele se elegeu com a verba federal da saúde, aplicando a verba nos asfaltos!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • A

    ARY JOSE FREITAS

    07/12/2020 20:58:16

    Por que o povo não é ajudado pelos órgãos públicos? Quanto custa abrir mais postos de saúde nos bairros, UPAS, locais de atendimento e testes para o COVID-19? Tem algum vereador ou vereadores que honram seus votos e que podem responder com atitudes em favor do povo? De “covardes” estamos cansados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ricardo

      ± 3 minutos

      os vereadores da base, são vaquinhas de presépio do rei momo. os da oposição, da última legislatura eram apenas 8 contra 30. td q o rei momo fazia, 30 diziam amém e passavam como rolo compressor em cima da oposição!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • J

    JOCIANE CLARA ZONKOWSKI

    07/12/2020 13:00:56

    Se realmente houvesse preocupação coma população, teria se abstido de fazer campanha eleitoral... por dados de todos estes messes de pandemia, são mias ou menos 15 dias após contato que a doença adoece os contaminados, ou seja, a eleição foi a causa dos problemas de hoje...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO DOS SANTOS

      22/11/2020 14:08:09

      Somos massa de manobra, literalmente usados por políticos que só pensam neles, pensando em seus votos e suas carreiras políticas deixaram o cuidado com o povo último lugar, agora estamos vendo a conta chegando, concordo que o povo tem que se cuidar, mas o poder público tem que dar a direção

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Jose

        20/11/2020 19:00:15

        Fechar não né. Quando fui votar não mediram a minha temperatura. Agora no mercado tem que medir. Palhaçada. Até as eleições não tinha problema algum. Agora tem todos. Parem com isso. Fechem bar e baladas. Isso sim.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MAURICIO

          20/11/2020 18:28:24

          Nosso país é engraçado. Cadê os defensores da cloroquina, ivermectina, aspirina, estriquinina e sei lá qual mais. Tomaram Doril .

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          3 Respostas
          • R

            Ricardo

            ± 0 minutos

            Nesse momento como em todos os anos passados...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • R

            Ricardo

            ± 1 minutos

            Esses remédios, nos primeiros sintomas, resolvem e com certeza ñ estaríamos com as utis lotadas!! Mas o problema é que é MUITO BARATO, ñ dando margem para a corrupção, desvios...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Roberto Teixeira Leite

            29/12/2020 3:06:48

            Caro senhor, os defensores da cloroquina, ivermectina, azitromicina, estão falando aos quatro ventos. Pena que votaram num camarada que até foi um bom prefeito, mas só serve quando o assunto é cultura, e até eu gosto desse perfil do gordinho. Nesse momento ele está mais preocupado com os conxavos políticos com o amiguinho de São Paulo. Pena que não exista vacina contra calhordice.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          MAURICIO

          20/11/2020 18:24:28

          Não adianta mimimi pois mais cedo ou mais tarde terão que fechar. Por causa da eleição deixaram tudo correr solto, bares lotados por mais de um mês sem nenhuma fiscalização. Agora os hospitais estão sem vagas e se continuar tudo liberado não terá vaga alguma ( hospitais particulares lotados). Sou contra o fecha tudo mas algo terá que ser feito e será.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            dalila

            20/11/2020 17:34:20

            O grande culpado são as eleições e políticos como o Greca que submeteram seus eleitores ao risco. Dia 15/11 Não teve nenhum termômetro nas zonas eleitorais. Sair para trabalhar não pode, mas fazer campanha e votar no Greca pode kkkkk

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              20/11/2020 17:38:40

              Desde quando algum município pode intervir em regras eleitorais? Mas, cada um(a) que aqui aparece. Comente, mas com uma certa coerência.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • E

            EDUARDO SABEDOTTI BREDA

            20/11/2020 17:03:26

            Se a bandeira laranja voltar justamente agora, com o comércio recuperando vendas e aflito pela chegada da Black Friday e Natal, será o fim das empresas que ainda não fecharam as portas. Triste ver que os casos da covid vêm aumentando dessa forma.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • N

              Neanderthal

              20/11/2020 16:37:58

              Aqui não tem perigo a segunda onda já avisou que o Brasil é imune o Bolsonaro também falou que não existe a segunda onda é conversinha

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Leandro

                20/11/2020 16:07:16

                A uma semana atrás estava tudo bem Dom Greca III? Cara de pau!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                4 Respostas
                • A

                  Armando

                  20/11/2020 16:49:11

                  Iria pegar muito mal...para o Greca mudar a bandeira...logo após as eleições

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  20/11/2020 16:26:23

                  13.11.2020 >>> "Curitiba tem mais de 700 casos de coronavírus pelo terceiro dia consecutivo " Leia mais em: gazetadopovo.com.br/curi…tim-curitiba-13-11-2020 Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  20/11/2020 16:20:22

                  Desde quando HÁ uma semana estava tudo bem? Mais um que dissemina notícia falsa. Pesquise e veja que a própria Gazeta noticiou que, desde meados de outubro, as infecções estavam num crescendo em Curitiba,. Eita, esse pessoalzinho que comenta com base em bloguinhos politiqueiros é uma escória.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • A

                  Armando

                  20/11/2020 16:14:26

                  Agora é tarde demais...os casos se multiplicaram.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                Abílio Lima Filho

                20/11/2020 14:24:21

                Infelizmente vemos parcela da sociedade insensível aos cuidados necessários, fazendo com que TODOS venhamos a sofrer as consequências de um possível retorno das medidas mais restritivas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • D

                  dalila

                  20/11/2020 17:36:40

                  Mas se as medidas restritivas resolveram, pq uma segunda medida restritiva???

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.